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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Hudson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Quezada, Sidnei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-11T13:34:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-11T13:34:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Abordagem da temática Freireana para debater os movimentos sociais brasileiros no ensino filosofia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552965 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar os aspectos metodológicos e a educação CTS/CTSA no desenvolvimento do projeto de Filosofia Semear e Colher Cidadania para a educação básica no ensino médio, realizado no Campus Linhares do Instituto Federal do Espírito Santo, investigando os movimentos sociais representados no tempo e espaço escolar. O projeto escolar envolveu 36 (trinta e seis) estudantes da turma de 4.º ano do curso técnico em Administração, integrado ao ensino médio, abordando atividades pedagógicas como a constituição dos grupos de trabalho, estudos sobre as temáticas dos movimentos sociais, aulas expositivas com debates e um seminário final para apresentação dos estudos desenvolvidos. Tratou-se de uma investigação qualitativa, cujos dados foram produzidos a partir de observações, rodas de conversas, entrevistas, relatos orais, além de estudos realizados em periódicos e livros da área de educação/educação em Filosofia. Os aspectos metodológicos foram analisados com base na Pedagogia da Libertação de Paulo Freire e na Filosofia da Libertação de Enrique Dussel. A educação não formal foi tratada consoante à concepção de Gohan. Os aspectos da educação CTS/CTSA e da sustentabilidade foram fundamentados em Glen Aikenhead, Wildson Santos, Décio Auler e Sidnei Leite. Também foram analisados os aspectos sociofilosóficos pela ótica da metodologia fenomenológica. A partir da prática pedagógica foi possível perpassar por conteúdos programáticos de Filosofia, por meio da investigação dos coletivos sociais atuantes no Ifes- Campus Linhares. A análise preliminar dos resultados indica que, o projeto escolar de Filosofia com enfoque CTSA, apresenta sólidas articulações com a perspectiva da Filosofia da Libertação e a Pedagogia da Libertação. Ao final, foi possível construir um produto educacional voltado para professores da educação básica, que desejarem desenvolver práticas pedagógicas, dialogando com as temáticas dos movimentos sociais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,72 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Questões Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS/CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da Libertação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Libertação | pt_BR |
Título: dc.title | Abordagem da temática Freireana para debater os movimentos sociais brasileiros no ensino filosofia | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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