Abordagem da temática Freireana para debater os movimentos sociais brasileiros no ensino filosofia

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Hudson-
Autor(es): dc.contributor.authorQuezada, Sidnei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-11T13:34:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-11T13:34:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherAbordagem da temática Freireana para debater os movimentos sociais brasileiros no ensino filosofiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552965-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa foi o de analisar os aspectos metodológicos e a educação CTS/CTSA no desenvolvimento do projeto de Filosofia Semear e Colher Cidadania para a educação básica no ensino médio, realizado no Campus Linhares do Instituto Federal do Espírito Santo, investigando os movimentos sociais representados no tempo e espaço escolar. O projeto escolar envolveu 36 (trinta e seis) estudantes da turma de 4.º ano do curso técnico em Administração, integrado ao ensino médio, abordando atividades pedagógicas como a constituição dos grupos de trabalho, estudos sobre as temáticas dos movimentos sociais, aulas expositivas com debates e um seminário final para apresentação dos estudos desenvolvidos. Tratou-se de uma investigação qualitativa, cujos dados foram produzidos a partir de observações, rodas de conversas, entrevistas, relatos orais, além de estudos realizados em periódicos e livros da área de educação/educação em Filosofia. Os aspectos metodológicos foram analisados com base na Pedagogia da Libertação de Paulo Freire e na Filosofia da Libertação de Enrique Dussel. A educação não formal foi tratada consoante à concepção de Gohan. Os aspectos da educação CTS/CTSA e da sustentabilidade foram fundamentados em Glen Aikenhead, Wildson Santos, Décio Auler e Sidnei Leite. Também foram analisados os aspectos sociofilosóficos pela ótica da metodologia fenomenológica. A partir da prática pedagógica foi possível perpassar por conteúdos programáticos de Filosofia, por meio da investigação dos coletivos sociais atuantes no Ifes- Campus Linhares. A análise preliminar dos resultados indica que, o projeto escolar de Filosofia com enfoque CTSA, apresenta sólidas articulações com a perspectiva da Filosofia da Libertação e a Pedagogia da Libertação. Ao final, foi possível construir um produto educacional voltado para professores da educação básica, que desejarem desenvolver práticas pedagógicas, dialogando com as temáticas dos movimentos sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,72 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuestões Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTS/CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Libertaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da Libertaçãopt_BR
Título: dc.titleAbordagem da temática Freireana para debater os movimentos sociais brasileiros no ensino filosofiapt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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