Capixaba tem sotaque?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPimentel, Eliane-
Autor(es): dc.contributor.authorSaqueto, Diemerson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-11T12:43:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-11T12:43:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherCapixaba tem sotaque?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552964-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação insere-se na linha de pesquisa formação de professores do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus de Vitória. Teve por objetivo geral compreender o ensino de História no 4º ano do Ensino Fundamental, cujo currículo, em geral, identifica, caracteriza e conceitua o estado do Espírito Santo, objetivando a proposição de novas práticas que promovam o aprendizado da disciplina como constructo dialético da formação identitária do aluno. Teve como objetivos específicos investigar, mapear e descrever o ensino da História, no 4º ano do Ensino Fundamental, identificando as práticas que contribuem dialeticamente para a formação identitária do aluno capixaba; criar colaborativamente um material educativo, referenciado na proposta das novelas filosóficas de Mathew Lippmam, que potencializesse a prática docente, contribuindo a partir da identificação dos objetos dialéticos da História, para a construção identitária do aluno, validado, avaliado e reelaborado conjuntamente com os docentes; propor uma formação de professores do conteúdo de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com fins de divulgar o material educativo. A questão que nos propomos a alcançar foi de que forma os pressupostos utilizados por Matthew Lipman para a Filosofia para Crianças poderiam contribuir para o ensino de História nos anos iniciais de forma dialógica e crítica, pautados nas teorizações de Vigotski e nas contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica como ancoradouro para as nossas ações. Utilizamos nessa análise dos dados a metodologica Software Iramuteq, a partir da Análise de Conteúdo de Bardin e da Análise do Tipo Hierárquica Descendente, para nos auxiliar a compreender a tese dos professores sobre o ensino de História.O material educativo pretendeu constituir-se de novelas filosóficas construídas colaborativamente a partir do conteúdo de História no 4º ano do Ensino Fundamental I, validadas a partir do grupo de professores envolvidos e divulgada em forma de encontros de formação. A metodologia utilizada na confecção do material educativo fundamentou-se na pesquisa-intervenção com ações colaborativas do grupo focal, baseadas em Ibiapina e Freitas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,21 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidade de investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVigotskipt_BR
Título: dc.titleCapixaba tem sotaque?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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