Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brittes, Letícia Ramalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brum, Mariluce Barcellos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-11T21:47:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-11T21:47:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | BLOG AVALIAÇÃO POLÍTICAS EPT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552956 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou investigar inicialmente as condições de acesso dos egressos dos cursos técnicos integrados do IFFAR ao mundo do trabalho, em consonância com área da formação que obtiveram na instituição. No decorrer da pesquisa, ampliou-se o campo de investigação para indagar sobre o acesso dos egressos ao nível superior, objetivando verificar a ocorrência da verticalização do ensino. Para alcançar esses objetivos analisou-se no primeiro capítulo a política pública de criação dos Institutos Federais (Lei 11.892/08) como orientada para a inserção dos jovens no mundo do trabalho e de formação integral para a cidadania. No segundo capítulo investigou-se a eficácia da atuação dos Institutos Federais na oferta da educação profissional e tecnológica de qualidade em termos de uma educação integral e cidadã. O terceiro capítulo aborda a metodologia utilizada na pesquisa, que, apesar de iniciar com dados quantitativos, é de cunho qualitativo, com uso da técnica de geração de dados de entrevistas semiestruturadas, sendo que, para análise dos dados, foram mobilizados alguns dispositivos da análise crítica do discurso (ACD). O quarto capítulo focaliza na análise crítica dos dados obtidos na pesquisa, com a retomada do referencial teórico utilizado no desenvolvimento do trabalho, para fins de posicionamento dos discursos dos sujeitos. Os capítulos seguintes se destinaram a construção do produto da pesquisa, que se consubstanciou na criação de um blog contendo os dados da pesquisa e destinado a auxiliar a Gestão do Instituto Federal Farroupilha a (re)construção do futuro da Instituição, através das opiniões dos egressos, dos alunos, da comunidade e dos servidores. Como resultado principal desta pesquisa sobressaiu-se o grande número de egressos que prosseguiram seus estudos no nível superior, chegando-se ao percentual de 76,2%, com o que se conclui que a educação ofertada propicia a verticalização do ensino. Outro dado relevante ressalta que há um percentual baixo de acesso ao mundo do trabalho, uma vez que dos 21 egressos entrevistados apenas 9 trabalham na área de formação do curso (42,9%). Esse dado de acesso ao mundo do trabalho, entretanto, quando interpretado em conjunto com os demais dados, não caracteriza descumprimento dos objetivos institucionais, considerando que grande parte dos egressos fizeram a opção pelo prosseguimento dos estudos no nível superior na mesma área de formação de seu curso técnico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,86MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais. Ensino técnico integrado ao ensino médio. Egressos. | pt_BR |
Título: dc.title | POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO IFFAR: O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO FINAL DE MESTRADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BLOG AVALIAÇÃO POLÍTICAS EPT.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552956/1/BLOG AVALIAÇÃO POLÍTICAS EPT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons