POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO IFFAR: O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS.

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrittes, Letícia Ramalho-
Autor(es): dc.contributor.authorBrum, Mariluce Barcellos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-11T21:47:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-11T21:47:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-19-
identificador: dc.identifier.otherBLOG AVALIAÇÃO POLÍTICAS EPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552956-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa buscou investigar inicialmente as condições de acesso dos egressos dos cursos técnicos integrados do IFFAR ao mundo do trabalho, em consonância com área da formação que obtiveram na instituição. No decorrer da pesquisa, ampliou-se o campo de investigação para indagar sobre o acesso dos egressos ao nível superior, objetivando verificar a ocorrência da verticalização do ensino. Para alcançar esses objetivos analisou-se no primeiro capítulo a política pública de criação dos Institutos Federais (Lei 11.892/08) como orientada para a inserção dos jovens no mundo do trabalho e de formação integral para a cidadania. No segundo capítulo investigou-se a eficácia da atuação dos Institutos Federais na oferta da educação profissional e tecnológica de qualidade em termos de uma educação integral e cidadã. O terceiro capítulo aborda a metodologia utilizada na pesquisa, que, apesar de iniciar com dados quantitativos, é de cunho qualitativo, com uso da técnica de geração de dados de entrevistas semiestruturadas, sendo que, para análise dos dados, foram mobilizados alguns dispositivos da análise crítica do discurso (ACD). O quarto capítulo focaliza na análise crítica dos dados obtidos na pesquisa, com a retomada do referencial teórico utilizado no desenvolvimento do trabalho, para fins de posicionamento dos discursos dos sujeitos. Os capítulos seguintes se destinaram a construção do produto da pesquisa, que se consubstanciou na criação de um blog contendo os dados da pesquisa e destinado a auxiliar a Gestão do Instituto Federal Farroupilha a (re)construção do futuro da Instituição, através das opiniões dos egressos, dos alunos, da comunidade e dos servidores. Como resultado principal desta pesquisa sobressaiu-se o grande número de egressos que prosseguiram seus estudos no nível superior, chegando-se ao percentual de 76,2%, com o que se conclui que a educação ofertada propicia a verticalização do ensino. Outro dado relevante ressalta que há um percentual baixo de acesso ao mundo do trabalho, uma vez que dos 21 egressos entrevistados apenas 9 trabalham na área de formação do curso (42,9%). Esse dado de acesso ao mundo do trabalho, entretanto, quando interpretado em conjunto com os demais dados, não caracteriza descumprimento dos objetivos institucionais, considerando que grande parte dos egressos fizeram a opção pelo prosseguimento dos estudos no nível superior na mesma área de formação de seu curso técnico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,86MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais. Ensino técnico integrado ao ensino médio. Egressos.pt_BR
Título: dc.titlePOLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO IFFAR: O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO FINAL DE MESTRADOpt_BR
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