Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gontijo, Francisco Paulo Falbo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-11T03:17:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-11T03:17:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia didático da história de Formosa-GO: entre a história e a memória – releituras para o ensino de história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552947 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho objetiva contribuir com a historiografia local, sobretudo a de cunho didático, voltada para o Ensino de História, tendo por objeto a história de Formosa, de forma tal que, como produto desse estudo, resulte um “Guia Didático da História de Formosa”, colaborando de forma prática com o Ensino de História - regional, cultural ou patrimonial - na região, fortalecendo, também, sua identidade. Foi feita uma análise e compilação de dados de obras preexistentes que, no entanto, dispunham o tema de forma fragmentada e sem um caráter didático que contribuísse para a instrumentalização do ensino. Não há, aqui, muitas revelações ou descobertas - fui mero historiador da historiografia e um esforçado intérprete daquilo que eles, sim, descobriram -, mas uma coleta e uma disposição das informações ali colhidas, visando sua aplicação no Ensino de História no Ensino Médio, na Graduação e na consulta por leigos interessados no assunto. A proposta é uma abordagem confiável, contemplando o essencial para introduzir-se na história local, uma porta de entrada, referenciando, entretanto, cada assunto, guiando o leitor para obras onde possa aprofundar-se em aspectos específicos segundo seu interesse. Foi empreendido um esforço em relacionar e interpretar alguns eventos ali narrados, resumindo-os e dispondo-os de forma mais inteligível e prática aos iniciantes, partindo, contudo, de critérios da ciência historiográfica, para que possa ser considerada uma fonte segura de consulta e em sintonia com as diretrizes do ProfHistória, atendendo às finalidades do programa de qualificar, habilitar e fomentar os profissionais da área, objetivando um Ensino de História mais crítico e eficiente. Assim, parte dessa pesquisa e dessa produção integram a presente dissertação, que, esperamos, venha a compor, após concluídas pesquisas suplementares aqui não contempladas, o referido “Guia Didático da História de Formosa”, que, anseio, possa agregar ao ensino da História regional em Formosa-GO. | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Guia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formosa-GO | pt_BR |
Título: dc.title | Guia didático da história de Formosa-GO: entre a história e a memória – releituras para o ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Francisco Paulo Falbo Gontijo.pdf | 4,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552947/2/Francisco Paulo Falbo Gontijo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons