Guia didático da história de Formosa-GO: entre a história e a memória – releituras para o ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGontijo, Francisco Paulo Falbo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-11T03:17:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-11T03:17:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherGuia didático da história de Formosa-GO: entre a história e a memória – releituras para o ensino de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552947-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho objetiva contribuir com a historiografia local, sobretudo a de cunho didático, voltada para o Ensino de História, tendo por objeto a história de Formosa, de forma tal que, como produto desse estudo, resulte um “Guia Didático da História de Formosa”, colaborando de forma prática com o Ensino de História - regional, cultural ou patrimonial - na região, fortalecendo, também, sua identidade. Foi feita uma análise e compilação de dados de obras preexistentes que, no entanto, dispunham o tema de forma fragmentada e sem um caráter didático que contribuísse para a instrumentalização do ensino. Não há, aqui, muitas revelações ou descobertas - fui mero historiador da historiografia e um esforçado intérprete daquilo que eles, sim, descobriram -, mas uma coleta e uma disposição das informações ali colhidas, visando sua aplicação no Ensino de História no Ensino Médio, na Graduação e na consulta por leigos interessados no assunto. A proposta é uma abordagem confiável, contemplando o essencial para introduzir-se na história local, uma porta de entrada, referenciando, entretanto, cada assunto, guiando o leitor para obras onde possa aprofundar-se em aspectos específicos segundo seu interesse. Foi empreendido um esforço em relacionar e interpretar alguns eventos ali narrados, resumindo-os e dispondo-os de forma mais inteligível e prática aos iniciantes, partindo, contudo, de critérios da ciência historiográfica, para que possa ser considerada uma fonte segura de consulta e em sintonia com as diretrizes do ProfHistória, atendendo às finalidades do programa de qualificar, habilitar e fomentar os profissionais da área, objetivando um Ensino de História mais crítico e eficiente. Assim, parte dessa pesquisa e dessa produção integram a presente dissertação, que, esperamos, venha a compor, após concluídas pesquisas suplementares aqui não contempladas, o referido “Guia Didático da História de Formosa”, que, anseio, possa agregar ao ensino da História regional em Formosa-GO.pt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGuiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormosa-GOpt_BR
Título: dc.titleGuia didático da história de Formosa-GO: entre a história e a memória – releituras para o ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons