Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Assis, Emanuel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Saquetto, Diemerson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-09T12:48:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-09T12:48:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Negro e Resistência | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552924 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa “Práticas Educativas” do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo e tem como objeto de pesquisa o Sítio Histórico de Queimado. Possui como problema de investigação: quais as contribuições de um material educativo referente ao estudo dos movimentos de luta e resistência da população negra, por meio do conhecimento da Insurreição de Queimado?Tem como objetivo geral desenvolver uma prática pedagógica sobre a Insurreição de Queimado, culminando com uma aula de campo no espaço que serviu de palco para esta revolta. Além disso, tem como objetivos específicos pensar modos de discutir possibilidades deu ma educação antirracista a partir do referencial teórico proposto, aplicando a lei nº 10639/2003; sistematizar e discutir as principais referências teóricas sobre a Insurreição de Queimado; e criar um material educativo que contemple a história da Insurreição de Queimado, bem como elementos do Sítio Histórico de Queimado, com informações, atividades e propostas didáticas, à luz da Pedagogia da Libertação. Como referencial teórico, a pesquisa se assenta nos pressupostos de Vygotsky, por meio da aprendizagem mediada; em Paulo Freire, como metodologia de ensino que fundamenta a pesquisa; e no Pensamento Decolonial, como perspectiva de superação da mentalidade colonial europeizada. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter de intervenção pedagógica, utilizando-se de práticas colaborativas e foi realizada com alunos e professores da EMEF “Antário Alexandre Theodoro Filho”, da Rede Municipal de Cariacica. A proposta pedagógica se dividiu em: planejamento; desenvolvimento através de módulos teóricos; instrumentalização da aula de campo; validação. A partir do desenvolvimento da proposta pedagógica, alunos e professores construíram coletivamente um material educativo sobre a temática, resultado assim no livro “Negro e Resistência: proposta educativa para a Insurreição de Queimado” | - |
Tamanho: dc.format.extent | 10,5 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Insurreição de Queimado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10639/2003 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência negra | - |
Título: dc.title | Negro e resistência : uma proposta educativa sobre a Insurreição de Queimado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ASSIS, E_SAQUETTO, D. Negro e resistência.pdf | 10,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552924/2/ASSIS, E_SAQUETTO, D. Negro e resistência.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: