Formação Continuada Saberes em Diálogo na Construção do Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Sul-rio-grandensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARDOSO, Ticiana Cougo-
Autor(es): dc.contributor.authorBOTH, Joseline Tatiana-
Autor(es): dc.contributor.authorHAMMES, Itamar Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-09T18:05:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-09T18:05:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherFormação Continuada Saberes em Diálogo na Construção do Ensino Médio Integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552909-
Resumo: dc.description.abstractA Formação Continuada Saberes em Diálogo na Construção do Ensino Médio Integrado é fruto da pesquisa realizada no câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense com o propósito de promover a discussão sobre a construção curricular do Ensino Médio Integrado, por meio de uma proposta de formação continuada fundamentada nos pressupostos teóricos e princípios ético-políticos da formação humana integral. Este produto educacional foi elaborado a partir da experiência formativa desenvolvida com um grupo de professores que atuam no curso Técnico Integrado em Edificações do câmpus, tendo como contexto o início da discussão coletiva sobre a revisão do Projeto Pedagógico de Curso. Os encontros de formação buscaram contemplar a unidade teoria-prática, promovendo o estudo das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e buscando identificar, em conjunto com os professores, possibilidades de construção de um currículo integrado no contexto em que atuam. A proposta formativa está organizada na modalidade semipresencial, contando com cinco encontros presenciais quinzenais e atividades a distância, com carga horária de 20 horas e, aproximadamente, dois meses de duração. Os roteiros contemplam os procedimentos necessários para a realização dos encontros formativos, com subsídios para o desenvolvimento das atividades: textos, questões norteadoras, excertos, roteiros para atividades presenciais e a distância, bem como indicações de leitura para aprofundamento dos temas abordados. Para a construção desse percurso formativo, utilizamos como fundamentação teórica os seguintes autores: Marise Ramos, Maria Ciavatta, Gaudêncio Frigotto, Lucília Machado, Dante Moura e Dermeval Saviani. Espera-se, com esta proposição, evidenciar a necessidade e contribuir para a viabilidade da formação continuada na escola para a construção de um currículo integrado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,21MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectA Formação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes em Diálogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConstrução Curricularpt_BR
Título: dc.titleFormação Continuada Saberes em Diálogo na Construção do Ensino Médio Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons