Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Sul-rio-grandense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARDOSO, Ticiana Cougo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BOTH, Joseline Tatiana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | HAMMES, Itamar Luís | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-09T18:05:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-09T18:05:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação Continuada Saberes em Diálogo na Construção do Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552909 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Formação Continuada Saberes em Diálogo na Construção do Ensino Médio Integrado é fruto da pesquisa realizada no câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense com o propósito de promover a discussão sobre a construção curricular do Ensino Médio Integrado, por meio de uma proposta de formação continuada fundamentada nos pressupostos teóricos e princípios ético-políticos da formação humana integral. Este produto educacional foi elaborado a partir da experiência formativa desenvolvida com um grupo de professores que atuam no curso Técnico Integrado em Edificações do câmpus, tendo como contexto o início da discussão coletiva sobre a revisão do Projeto Pedagógico de Curso. Os encontros de formação buscaram contemplar a unidade teoria-prática, promovendo o estudo das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e buscando identificar, em conjunto com os professores, possibilidades de construção de um currículo integrado no contexto em que atuam. A proposta formativa está organizada na modalidade semipresencial, contando com cinco encontros presenciais quinzenais e atividades a distância, com carga horária de 20 horas e, aproximadamente, dois meses de duração. Os roteiros contemplam os procedimentos necessários para a realização dos encontros formativos, com subsídios para o desenvolvimento das atividades: textos, questões norteadoras, excertos, roteiros para atividades presenciais e a distância, bem como indicações de leitura para aprofundamento dos temas abordados. Para a construção desse percurso formativo, utilizamos como fundamentação teórica os seguintes autores: Marise Ramos, Maria Ciavatta, Gaudêncio Frigotto, Lucília Machado, Dante Moura e Dermeval Saviani. Espera-se, com esta proposição, evidenciar a necessidade e contribuir para a viabilidade da formação continuada na escola para a construção de um currículo integrado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,21MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | A Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes em Diálogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construção Curricular | pt_BR |
Título: dc.title | Formação Continuada Saberes em Diálogo na Construção do Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons