Aventura pedagógica nas trilhas do Parque Mochuara

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, José-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-11T13:09:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-11T13:09:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherAventura pedagógica nas trilhas do Parque Mochuarapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552895-
Resumo: dc.description.abstractO presente apresenta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), cujo o objetivo é desenvolver uma intervenção pedagógica participativa no Parque Municipal Natural Mochuara em Cariacica/ES destacando como a aula de campo nesse espaço contribui para favorecer avanços na alfabetização científica dos alunos. Adota-se a metodologia da pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Os principais referenciais teóricos dessa pesquisa são os pressupostos da Teoria Pedagógica Progressista Libertadora de Paulo Freire, da Complexidade de Edgar Morin, da Teoria Sociocultural de Lev Vigotsky, em diálogo com a Teoria das aulas de campo e com os debates no campo da Alfabetização Científica. Participaram desta pesquisa quinze alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Espírito Santo, em três etapas distintas: o Pré-Campo que envolveu uma investigação dos conhecimentos prévios dos alunos em cinco módulos, sendo duas oficinas: fotografia e georreferenciamento. A saída de campo realizada em pontos estratégicos de observação e atividades de intervenção pedagógica, fazendo uso de exposição dialogada e de um roteiro de atividades de campo. O Pós-campo quando os alunos realizaram uma roda de conversa, produziram desenhos, responderam um questionário e escolheram uma fotografia pessoal tirada no Parque Mochuara. Os resultados indicaram que a atividade estimulou, a capacidade de organização das informações, levantamento de hipótese, aprofundamento dos conceitos de ciências, a autoestima dos alunos, e a aplicação do conhecimento na prática social promovendo a alfabetização científica dos alunos. Como fruto dessa pesquisa elaboramos um caderno pedagógico de aulas de campo no Parque Municipal Natural Mochuara/Cariacica (ES), que poderá auxiliar outros educadores na realização de atividades educativas no referido espaço.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent29,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAula de Campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaço Educativo Não Formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParque Mochuara, Cariacica (ES).pt_BR
Título: dc.titleAventura pedagógica nas trilhas do Parque Mochuarapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons