Educação e cidade: o processo de modernização da cidade de Vitória em debate

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Patrícia-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Priscila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-11T13:02:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-11T13:02:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherEducação e cidade: o processo de modernização da cidade de Vitória em debatept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552894-
Resumo: dc.description.abstractEsta investigação insere-se na linha de pesquisa formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Vitória. A pesquisa integra o Programa de Formação de Professores desenvolvido no Grupo de Pesquisa Educação na Cidade e Humanidades (Gepech). Tem por objetivo geral compreender o processo de modernização da cidade de Vitória para propor a elaboração de material educativo que proporcione reflexão e práticas educativas sobre a história urbana a ser compartilhado e validado por meio de formação de professores; tem por objetivos específicos mapear e descrever os espaços com potencial para discussão do processo de modernização da cidade de Vitória; elaborar material educativo que contenha roteiros, imagens e reflexões sobre a cidade de Vitória que possam proporcionar debates sobre o seu processo de modernização através de contextos histórico, social e político; planejar, acompanhar e executar formação de professores para divulgar o material educativo elaborado a fim de validá-lo. A questão apresentada nesse trabalho e que buscamos elucidar ao longo do trajeto é como o estudo do processo de modernização da cidade de Vitória pode contribuir com a elaboração de material educativo a ser compartilhado e validado por meio da formação de professores, proporcionando reflexão e práticas educativas sobre a história do desenvolvimento urbano local. A metodologia a ser utilizada na confecção do material educativo será a pesquisa de fontes documentais, arquivos, documentos oficiais, investigação in loco, literatura, entre outros. A metodologia aplicada no curso de formação de professores será a pesquisa intervenção com ações colaborativas. Pretendemos ao final desse trabalho construir um material educativo na área de história, validado e aprovado em curso de professores que possa auxiliá-los em sala de aula na formação de indivíduos mais conscientes e críticos, sujeitos de sua própria história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação na cidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectModernização de Vitóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial educativo para o ensino de Históriapt_BR
Título: dc.titleEducação e cidade: o processo de modernização da cidade de Vitória em debatept_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons