Potencialidades pedagógicas dos sítios arqueológicos do tipo sambaqui

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-11T12:27:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-11T12:27:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherPotencialidades pedagógicas dos sítios arqueológicos do tipo sambaquipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552893-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa discute os espaços territoriais como documentos vivos, que ensejam interpretações e possibilidades educacionais para múltiplos conhecimentos, e a memória e o esquecimento como produtos sócio-histórico-culturais. Em parceria com educadores da Escola Jaqueira Bery Barreto de Araújo, em Presidente Kennedy - ES, objetivou-se investigar as relações locais com os sambaquis e a possibilidade de integração desse patrimônio arqueológico ao acervo do patrimônio cultural local por intermédio de uma intervenção pedagógica dialógico-dialética. Confeccionou-se coletivamente uma Sequência Didática como referência para os processos de ensino-aprendizagem debatidos na mediação. A educação libertadora freireana, a complexidade moriniana e a mediação vygotskyana corresponderam ao referencial teórico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários, observação sistemática e entrevistas semiestruturadas ao longo do projeto de extensão “Introdução à Pré-história Brasileira”. Destaca-se nos resultados da formação dialógico-dialética de cunho crítico-emancipatório a possibilidade de mudança no olhar dos participantes em relação ao patrimônio cultural local e a percepção de seus papéis de sujeitos históricos e sociais produtores e ressignificadores da cultura.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent23,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços educativos não formaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSambaquipt_BR
Título: dc.titlePotencialidades pedagógicas dos sítios arqueológicos do tipo sambaquipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons