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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-11T12:27:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-11T12:27:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Potencialidades pedagógicas dos sítios arqueológicos do tipo sambaqui | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552893 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa discute os espaços territoriais como documentos vivos, que ensejam interpretações e possibilidades educacionais para múltiplos conhecimentos, e a memória e o esquecimento como produtos sócio-histórico-culturais. Em parceria com educadores da Escola Jaqueira Bery Barreto de Araújo, em Presidente Kennedy - ES, objetivou-se investigar as relações locais com os sambaquis e a possibilidade de integração desse patrimônio arqueológico ao acervo do patrimônio cultural local por intermédio de uma intervenção pedagógica dialógico-dialética. Confeccionou-se coletivamente uma Sequência Didática como referência para os processos de ensino-aprendizagem debatidos na mediação. A educação libertadora freireana, a complexidade moriniana e a mediação vygotskyana corresponderam ao referencial teórico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários, observação sistemática e entrevistas semiestruturadas ao longo do projeto de extensão “Introdução à Pré-história Brasileira”. Destaca-se nos resultados da formação dialógico-dialética de cunho crítico-emancipatório a possibilidade de mudança no olhar dos participantes em relação ao patrimônio cultural local e a percepção de seus papéis de sujeitos históricos e sociais produtores e ressignificadores da cultura. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 23,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços educativos não formais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sambaqui | pt_BR |
Título: dc.title | Potencialidades pedagógicas dos sítios arqueológicos do tipo sambaqui | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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