Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Revista Etos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Sílvia Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribas, Marciele Stiegler | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Córdula, Eduardo Beltrão de Lucena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-10T20:26:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-10T20:26:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | 002-v1n1-2017-PB | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552889 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Síndrome de Burnout tem se destacado como um dos grandes problemas psicossociais que vem atingindo os educadores no Brasil, principalmente na Educação Básica. Esta realidade é bastante preocupante, uma vez que essa síndrome, afeta principalmente aqueles mais dedicados à educação. O objetivo deste estudo é analisar a percepção do professor(a) sobre o estresse provocado na sua atuação profissional, ressaltando as causas, sintomas e consequências, assim como evidenciar a atuação do supervisor como um agente preventivo ao estresse que pode levar a casos de desenvolvimento da Síndrome de Bournout. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa Qualitativa, de Campo, com Entrevistas Formais, com utilização de Questionário Estruturado com 10 professoras de Educação Básica, do Ensino Fundamental I, onde os dados obtidos foram analisados pelo método Qualitativo Descritivo. Os resultados mostram que os professores(as) afirmam que na sua atuação profissional há estresse diário, que causa desanimo e frustações, onde sabem que este desgaste psicoemocional pode levar ao desenvolvimento do Burnout e que mudanças em vários níveis e instâncias são necessárias para que melhorias venham a surgir na atuação do magistério. Portanto, conclui-se que é necessário uma mudança no sistema educacional, com apoio da sociedade, para que os professores(as) possuam atuar de forma salutar e assim, não desenvolverem síndromes provocadas pelo estresse excessivo, a exemplo do Burnout. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 757kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | A SÍNDROME DE BURNOUT NOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Reflexões sobre a prática docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
002-v1n2-2017-PB.pdf | 376.68 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552889/2/002-v1n2-2017-PB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons