Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Revista Etos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Córdula, Eduardo Beltrão de Lucena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-10T18:41:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-10T18:41:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | 001-v1n1-2017-PB | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552888 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Todo processo educativo é intencional e direcionado para a plena formação do educando, e quando no Ensino Formal, a amplitude de metodologias que podem ser utilizadas e em conjunto com a contextualização, ampliam a capacidade do aluno em aprender os conteúdos curriculares e transversais, perpetuando tais conhecimentos por toda a sua vida. Objetivando promover o ensino-aprendizagem dos conteúdos dos temas transversais e da disciplina de ciências, adotando o Lúdico como uma nova abordagem metodológica, foi realizada a presente pesquisa Qualitativa e Participante, com metodologia Ecopodegógica e Dialógica em e as técnicas da Observação Participante, Colaborativa e Entrevista Informal e Estruturada (Formal), e os dados analisados pelos métodos Qualitativo Descrito, Quantitativo e pela Análise de Conteúdo. Foram planejadas e desenvolvidas 07 vivências lúdicas (Oficinas Ecopedagógicas) e que foram realizadas quinzenalmente na disciplina de Ciências, no 2° e 3° bimestre do ano letivo de 2012, em uma escola pública municipal em Cabedelo, Paraíba. Os atores infantis envolvidos neste estudo, foram 19 alunos do Ensino Fundamental II, do 8° ano do turno da tarde, matriculados e frequentando a escola regularmente. Os resultados mostraram que os alunos participaram ativamente das atividades, com demonstrações de mudanças cognitivas e atitudinais, a partir dos conhecimentos adquiridos e, também, externalizados nos momentos formais e informais de diálogos individuais e coletivos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.944kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-Aprendizagem. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
Título: dc.title | O MÉTODO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA: dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
001-v1n1-2017-PB.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552888/2/001-v1n1-2017-PB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons