O MÉTODO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA: dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRevista Etospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCórdula, Eduardo Beltrão de Lucena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-10T18:41:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-10T18:41:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-20-
identificador: dc.identifier.other001-v1n1-2017-PBpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552888-
Resumo: dc.description.abstractTodo processo educativo é intencional e direcionado para a plena formação do educando, e quando no Ensino Formal, a amplitude de metodologias que podem ser utilizadas e em conjunto com a contextualização, ampliam a capacidade do aluno em aprender os conteúdos curriculares e transversais, perpetuando tais conhecimentos por toda a sua vida. Objetivando promover o ensino-aprendizagem dos conteúdos dos temas transversais e da disciplina de ciências, adotando o Lúdico como uma nova abordagem metodológica, foi realizada a presente pesquisa Qualitativa e Participante, com metodologia Ecopodegógica e Dialógica em e as técnicas da Observação Participante, Colaborativa e Entrevista Informal e Estruturada (Formal), e os dados analisados pelos métodos Qualitativo Descrito, Quantitativo e pela Análise de Conteúdo. Foram planejadas e desenvolvidas 07 vivências lúdicas (Oficinas Ecopedagógicas) e que foram realizadas quinzenalmente na disciplina de Ciências, no 2° e 3° bimestre do ano letivo de 2012, em uma escola pública municipal em Cabedelo, Paraíba. Os atores infantis envolvidos neste estudo, foram 19 alunos do Ensino Fundamental II, do 8° ano do turno da tarde, matriculados e frequentando a escola regularmente. Os resultados mostraram que os alunos participaram ativamente das atividades, com demonstrações de mudanças cognitivas e atitudinais, a partir dos conhecimentos adquiridos e, também, externalizados nos momentos formais e informais de diálogos individuais e coletivos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.944kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLúdicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-Aprendizagem.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Públicapt_BR
Título: dc.titleO MÉTODO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA: dinâmicas no processo de ensino e aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons