Educação na cidade: diálogos entre educação infantil, cidade e patrimônio cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorFraga, Dina-
Autor(es): dc.contributor.authorCôco, Dilza-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Priscila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-09T13:11:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-09T13:11:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherEducação na cidade-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552884-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta pesquisa vinculada à linha de investigação “Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo -IFES, campus Vitória.Justifica-se pela necessidade de trabalhar com professores e pedagogos da Educação Infantil, numa perspectiva de aproximação entre as práticas pedagógicas e a Cidade, considerando o seu patrimônio cultural. Dessa forma, compreendem-se os tempos e espaços da cidade como potencialmente educativos, estabelecendo diálogos e convivências e percebendo o valor da interação entre eles.Adota os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade como referenciais teóricos, os quais defendem que a formação do professor acontece de modo coletivo e por meio de relações sociais. Alinhada a esses pressupostos, a opção metodológica são os postulados da pesquisa qualitativa, pois possibilitam estudar o fenômeno como um objeto vivo e dinâmico, portanto, considerando-o em sua historicidade. Sistematiza intervenção em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na Ilha de Monte Belo, Vitória/ES,por meio de um experimento didático, sob forma de curso de extensão,o qual subsidiou a produção e a análise de dados da pesquisa. O material educativo propõe a realização de experiências no campo do currículo da Educação Infantil visando à ampliação de conhecimentos a partir da investigação de espaços da cidade de Vitória, a fim de compreender os processos de sua constituição, em especial da Ilha de Monte Belo.Visa igualmente, dialogar com as professoras e pedagogas sobre outras possibilidades de trabalho pedagógico, que podem ser incorporadas às suas, ampliando o repertório de experiências educativas junto às crianças com as quais atuam, reforçando a contribuição do desenvolvimento do ser humano, por meio da apropriação do patrimônio cultural existentes nos espaços da cidade.-
Tamanho: dc.format.extent43,1 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCidade-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores.-
Título: dc.titleEducação na cidade: diálogos entre educação infantil, cidade e patrimônio cultural-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
Aparece nas coleções:Ensino