Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fraga, Dina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Côco, Dilza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Priscila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-09T13:11:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-09T13:11:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação na cidade | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552884 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta pesquisa vinculada à linha de investigação “Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo -IFES, campus Vitória.Justifica-se pela necessidade de trabalhar com professores e pedagogos da Educação Infantil, numa perspectiva de aproximação entre as práticas pedagógicas e a Cidade, considerando o seu patrimônio cultural. Dessa forma, compreendem-se os tempos e espaços da cidade como potencialmente educativos, estabelecendo diálogos e convivências e percebendo o valor da interação entre eles.Adota os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade como referenciais teóricos, os quais defendem que a formação do professor acontece de modo coletivo e por meio de relações sociais. Alinhada a esses pressupostos, a opção metodológica são os postulados da pesquisa qualitativa, pois possibilitam estudar o fenômeno como um objeto vivo e dinâmico, portanto, considerando-o em sua historicidade. Sistematiza intervenção em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na Ilha de Monte Belo, Vitória/ES,por meio de um experimento didático, sob forma de curso de extensão,o qual subsidiou a produção e a análise de dados da pesquisa. O material educativo propõe a realização de experiências no campo do currículo da Educação Infantil visando à ampliação de conhecimentos a partir da investigação de espaços da cidade de Vitória, a fim de compreender os processos de sua constituição, em especial da Ilha de Monte Belo.Visa igualmente, dialogar com as professoras e pedagogas sobre outras possibilidades de trabalho pedagógico, que podem ser incorporadas às suas, ampliando o repertório de experiências educativas junto às crianças com as quais atuam, reforçando a contribuição do desenvolvimento do ser humano, por meio da apropriação do patrimônio cultural existentes nos espaços da cidade. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 43,1 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores. | - |
Título: dc.title | Educação na cidade: diálogos entre educação infantil, cidade e patrimônio cultural | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FRAGA_D. L. CÔCO, D. CHISTÉ, P. S. Educação na cidade.pdf | 44,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552884/2/FRAGA_D. L. CÔCO, D. CHISTÉ, P. S. Educação na cidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: