A dança como objeto de ensino em história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringá-
Autor(es): dc.contributor.authorDalvana Guiliane Lisczkovski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-06T02:43:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-06T02:43:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-05-
identificador: dc.identifier.otherA dança como objeto de ensino em história-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552826-
Resumo: dc.description.abstractAlgumas abordagens sobre o Ensino de História percorrem metodologias que buscam um ensino mais atrativo aos alunos. Na busca em torná-la mais acessível e palpável no cotidiano do estudante, o presente trabalho traz como proposta o ensino de História por meio da dança, apresentando o movimento como via de inserção de conteúdos, os quais ficarão à bel escolha e percepção do professor atuante em sala de aula, trazendo a oportunidade sua aplicação. O trabalho mostrará possibilidades desta prática, partindo da leitura de documentos voltados à legislação educacional vigente, empregando aspectos da BNCC. Ainda terá como diálogo, documentos dos PCN´S e os parâmetros curriculares do estado de Santa Catarina, correlacionando as alternativas de aplicação da dança como objeto de ensino em História potencializado pela Arte. Dentro do contexto da história, da dança e sua evolução humana, foram encontrados poucos autores que abordaram Dança e Educação. São leituras desconexas e não voltadas necessariamente ao tema como objeto para o ato de ensinar uma matéria específica. Devido à escassez bibliográfica aos que enfatizam essa temática, a própria aplicação de uma aula na cidade de Rio Negrinho, Santa Catarina, em escolas distintas: EEM Manuel da Nóbrega, escola pública e Colégio Cenecista São José, rede privada, com o 3º ano do ensino médio, nos moldes propostos, serviu para o levantamento de dados, observações e finalmente a possível conclusão escrita apenas como forma de apêndice. Construiu-se o produto apresentando uma proposta pedagógica de História com o objeto de ensiná-la por meio da dança, esmiuçado dentro das possibilidades de livros didáticos do 6º ano, porém o presente trabalho pretende estimular a aplicabilidade nos mais variados níveis do Ensino Básico.-
Tamanho: dc.format.extent5.00 mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnisno de História-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Título: dc.titleA dança como objeto de ensino em história-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons