“MANUAL DE COMBATE A EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO DO IFPI – PARNAÍBA: diagnóstico, números e propostas para o fortalecimento do ensino técnico”

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Autor(es): dc.contributorIFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Alcemir Horacio-
Autor(es): dc.contributor.authorAquino, Francisco José Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-05T22:36:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-05T22:36:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-30-
identificador: dc.identifier.other“MANUAL DE COMBATE A EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO DO IFPI – PARNAÍBA: diagnóstico, números e propostas para o fortalecimento do ensino técnico”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552825-
Resumo: dc.description.abstractEste manual é fruto de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na área de educação profissional e tecnológica, em que a pesquisa trouxe o tema “ECOS DA EPT - A evasão escolar nos cursos TÉCNICOS: diagnóstico, números e propostas para o fortalecimento do ensino técnico - Um estudo de caso sobre a realidade do IFPI – Parnaíba”; de 2019, e conforme já indicado no tema, o recorte do estudo foi a evasão no ensino técnico do campus do IF - Parnaíba. No entanto, acreditou-se, que apenas desenvolver a pesquisa não era suficiente para melhorar a situação de um problema identificado, e para isso, houve-se a intenção de propor intervenções na instituição pesquisada. Sendo assim, este manual foi idealizado como meio para a intervenção planejada. O trabalho de pesquisa estudou a realidade do campus de Parnaíba, onde verificou-se que embora se constitua como uma instituição de qualidade, com estrutura adequada e professores capacitados; convive (assim como muitas outras instituições) com a realidade de evasão escolar. Acreditando ser possível diminuir a evasão, a pesquisa trouxe como proposta este manual na condição de conter o diagnóstico e também as ações necessárias a serem tomadas. É um documento orientador e norteador de ideias que podem encaminhar rumo a reflexões e ações. A evasão escolar é verdadeiramente uma questão multidisciplinar; por isso, este material é recomendado para ser utilizado pela gestão institucional, pelos setores responsáveis por capacitação de servidores e por demais atividades em ações educativas; e, ainda, é um material indicado para ser usado pelos professores em sala de aula para refletirem junto aos alunos sobre o problema e suas nuances. Este manual foi desenvolvido com o intuito de servir, portanto, de base e referencial a múltiplos objetivos, sendo: A) um estudo para ser levado em consideração nas tomadas de decisões dos gestores educacionais/institucionais da comunidade acadêmica do IFPI-Parnaíba, isso, pelo fato de trazer em seu conteúdo diagnósticos, ideias e ações de intervenção no problema abordado; B) um estudo a ser levado pra sala de aula, pois contempla um assunto atual e que precisa ser discutido abertamente entre docentes e discentes, precisa-se colocar em pauta de forma interdisciplinar as temáticas dos problemas educacionais e das ações de permanência e êxito da vida estudantil, numa relação dialógica professor-aluno; e , C) o manual constitui-se ainda, em um estudo importante para se trabalhar a formação docente e de demais servidores, trazendo para os colaboradores da comunidade acadêmica, enquanto elos entre instituição e alunos, o conhecimento da realidade e das ações a serem tomadas. O Campus de Parnaíba, é uma instituição pluridisciplinar, e trabalha com os vários níveis e modalidades de ensino; nisso, o estudo traz o viés de tratar especificamente da realidade do ensino técnico. Abordando as suas especificidades, os números dessa evasão, identificando o que os elementos envolvidos nesta realidade acreditavam acerca do problema, dos causadores e também das ações necessárias para se buscar diminuir a evasão escolar. Assim, se constitui este manual; um documento de múltiplos objetivos, e que traz um diagnóstico do problema baseado na percepção dos alunos, dos professores e dos demais setores envolvidos diretamente com o processo de ensino aprendizagem do ensino técnico; assim como traz também ideias e ações de intervenção propostas pelos mesmos elementos supracitados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.766 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManual de Evasâopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAçõespt_BR
Título: dc.title“MANUAL DE COMBATE A EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO DO IFPI – PARNAÍBA: diagnóstico, números e propostas para o fortalecimento do ensino técnico”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
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