Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Alcemir Horacio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Aquino, Francisco José Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-05T22:36:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-05T22:36:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | “MANUAL DE COMBATE A EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO DO IFPI – PARNAÍBA: diagnóstico, números e propostas para o fortalecimento do ensino técnico” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552825 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este manual é fruto de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na área de educação profissional e tecnológica, em que a pesquisa trouxe o tema “ECOS DA EPT - A evasão escolar nos cursos TÉCNICOS: diagnóstico, números e propostas para o fortalecimento do ensino técnico - Um estudo de caso sobre a realidade do IFPI – Parnaíba”; de 2019, e conforme já indicado no tema, o recorte do estudo foi a evasão no ensino técnico do campus do IF - Parnaíba. No entanto, acreditou-se, que apenas desenvolver a pesquisa não era suficiente para melhorar a situação de um problema identificado, e para isso, houve-se a intenção de propor intervenções na instituição pesquisada. Sendo assim, este manual foi idealizado como meio para a intervenção planejada. O trabalho de pesquisa estudou a realidade do campus de Parnaíba, onde verificou-se que embora se constitua como uma instituição de qualidade, com estrutura adequada e professores capacitados; convive (assim como muitas outras instituições) com a realidade de evasão escolar. Acreditando ser possível diminuir a evasão, a pesquisa trouxe como proposta este manual na condição de conter o diagnóstico e também as ações necessárias a serem tomadas. É um documento orientador e norteador de ideias que podem encaminhar rumo a reflexões e ações. A evasão escolar é verdadeiramente uma questão multidisciplinar; por isso, este material é recomendado para ser utilizado pela gestão institucional, pelos setores responsáveis por capacitação de servidores e por demais atividades em ações educativas; e, ainda, é um material indicado para ser usado pelos professores em sala de aula para refletirem junto aos alunos sobre o problema e suas nuances. Este manual foi desenvolvido com o intuito de servir, portanto, de base e referencial a múltiplos objetivos, sendo: A) um estudo para ser levado em consideração nas tomadas de decisões dos gestores educacionais/institucionais da comunidade acadêmica do IFPI-Parnaíba, isso, pelo fato de trazer em seu conteúdo diagnósticos, ideias e ações de intervenção no problema abordado; B) um estudo a ser levado pra sala de aula, pois contempla um assunto atual e que precisa ser discutido abertamente entre docentes e discentes, precisa-se colocar em pauta de forma interdisciplinar as temáticas dos problemas educacionais e das ações de permanência e êxito da vida estudantil, numa relação dialógica professor-aluno; e , C) o manual constitui-se ainda, em um estudo importante para se trabalhar a formação docente e de demais servidores, trazendo para os colaboradores da comunidade acadêmica, enquanto elos entre instituição e alunos, o conhecimento da realidade e das ações a serem tomadas. O Campus de Parnaíba, é uma instituição pluridisciplinar, e trabalha com os vários níveis e modalidades de ensino; nisso, o estudo traz o viés de tratar especificamente da realidade do ensino técnico. Abordando as suas especificidades, os números dessa evasão, identificando o que os elementos envolvidos nesta realidade acreditavam acerca do problema, dos causadores e também das ações necessárias para se buscar diminuir a evasão escolar. Assim, se constitui este manual; um documento de múltiplos objetivos, e que traz um diagnóstico do problema baseado na percepção dos alunos, dos professores e dos demais setores envolvidos diretamente com o processo de ensino aprendizagem do ensino técnico; assim como traz também ideias e ações de intervenção propostas pelos mesmos elementos supracitados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.766 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Manual de Evasâo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ações | pt_BR |
Título: dc.title | “MANUAL DE COMBATE A EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO DO IFPI – PARNAÍBA: diagnóstico, números e propostas para o fortalecimento do ensino técnico” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - VERSÃO FINAL - 05092019.pdf | Combatendo a evasão escolar no ensino técnico | 1,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552825/2/Produto Educacional - VERSÃO FINAL - 05092019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons