ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

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Autor(es): dc.contributorUFG/CEPAEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, CLAUDINEI GONCLVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-03T21:38:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-03T21:38:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-30-
identificador: dc.identifier.otherORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552808-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem o objetivo de abordar a questão da utilização das TIC (Tecnologias de informação e de comunicação) nas aulas de filosofia do ensino médio, a partir de algumas possibilidades. Nasceu de uma inquietação em relação ao processo de ensino aprendizagem de Filosofia e seu significado para o aluno. Implica a busca de encontrar algumas estratégias que possam funcionar como mediação didática para o professor de Filosofia. Procura-se demonstrar a partir de algumas experiências o uso de alguns recursos tecnológicos e midiáticos que podem ser utilizados nas aulas de filosofia de modo eficaz, de modo que estes ressoem no processo de ensino-aprendizagem. Significa a busca por estratégias didático-pedagógicas que corroborem à recuperação do interesse e encantamento dos alunos pela filosofia no tocante às questões que ela suscita. Tendo em vista o caráter específico da Filosofia como componente curricular que demanda a professores e alunos, certo rigor e abstração, além de um considerável volume de leitura, os desafios que hoje se impõem à educação como um todo assumem uma dimensão provocante e desafiadora. Nessa perspectiva, torna-se indispensável a revisão constante sobre nossas práticas educativas. Neste sentido, intenta-se apontar caminhos de superação de alguns obstáculos, que por vezes ocorrem, pela própria insistência do professor numa postura tradicionalista, que contrasta com o mundo de nossos alunos marcado pela novidade e rapidez da informação e tecnologia. A apropriação consciente dos recursos tecnológicos da informação e da comunicação abre a possibilidade de criação e intervenção, por parte dos alunos e contribui para compreender as questões filosóficas de um modo peculiar e concreto. Este trabalho tem como percurso primeiramente discutir o conceito de tecnologia a ser apropriado; conhecer a realidade tecnológica da escola; obter uma visão dos alunos sobre a utilização das TIC no ensino e aprendizagem e por fim, oferecer algumas orientações para o Professor de Filosofia, para que este de modo criativo possa produzir caminhos para construir mediações didáticas interessantes e eficazes. Fizemos algumas incursões no sentido de utilizar a pesquisa de campo, no sentido de demonstrar na prática a inclusão do uso das TIC no ensino de Filosofia. Do mundo empírico a uma proposta didático-pedagógica para a Filosofia no Ensino médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent343 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTIC, metodologia, mediação, Ensino-aprendizagem, Filosofia.pt_BR
Título: dc.titleORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFILOSOFIApt_BR
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ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO.pdfPRODUTO EDUCACIONAL ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DAS TIC NAS UALS DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO731,89 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552808/2/ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO.pdfDownload

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