Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa, Paula Regina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pasqualli, Roberta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-29T20:22:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-29T20:22:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Elaborando a docência na Educação Profissional e Tecnológica | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552635 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Elaborando a docência na educação profissional e tecnológica é o produto educacional da dissertação Saberes e identidades docentes de professores não licenciados: formação para a docência na Educação Profissional e Tecnológica. A dissertação e seu produto educacional foram submetidos a banca de avaliação no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado nacionalmente pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O material textual aqui apresentado deu origem a um curso de formação hospedado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFSC – plataforma Moodle – e ofertado em proposta piloto a um grupo de professores participantes da pesquisa. A proposta formativa apresentada por meio deste material caracteriza-se como um curso de Formação Continuada e integra o Eixo tecnológico de desenvolvimento Educacional e Social. O curso foi pensado para professores/as não licenciados com até 5 (cinco) anos de atuação na educação profissional e tecnológica. Esse recorte de público se justifica no entendimento de Tardif (2014) a respeito do fato de que os primeiros anos da docência constituem fase especial para a formação da identidade profissional. Elaborando a docência na educação profissional e tecnológica destina-se a formar docentes conscientes das intencionalidades de suas ações pedagógicas e aliados à valorização da docência na educação profissional e tecnológica como profissão. O curso se estrutura a partir da reflexão sobre as biografias dos docentes participantes. A partir delas, procuram ser construídas reflexões acerca dos saberes docentes e de como se realizam nas práticas docentes dos participantes. Essa elaboração dá espaço à reflexão sobre a existência de uma base de conhecimento para o ensino, a partir da qual se afirma a docência como profissão. Por fim, o curso culmina com a discussão acerca da educação como ato político e da reflexão a respeito das intencionalidades que mobilizam as ações pedagógicas dos docentes participantes. Considerando tratar-se de um curso de formação continuada, propõe-se a valorização da história e dos saberes que os docentes trazem consigo. Esperamos que esta formação contribua para a aprendizagem dos professores iniciantes no sentido de que se capacitem para: a. Compreender os saberes docentes como saberes sociais, constituídos por meio de diversas fontes e sintetizados ao longo da vida em diferentes processos de socialização, por meio da observação da biografia de docência de cada participante. b. Reconhecer que há uma base de conhecimento para o ensino e que esta consolida a docência como profissão. c. Reconhecer a educação como ato indissociavelmente político. A partir de cada um dos objetivos foi desenvolvida uma unidade programática calcada nos pressupostos de cada um de nossos três principais referenciais: Tardif (2014), Shulman (1986; 2005) e Freire (2017). O conjunto das Unidades Programáticas – Biografias da docência, Docência e conhecimento e Educação e intencionalidade – totaliza uma formação estimada em 20 (vinte) horas de estudo. ISBN 978-65-88663-44-8 | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,5 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidades Docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Título: dc.title | Elaborando a docência na educação profissional e tecnológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Paula com ISBN.pdf | 971,8 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552635/4/Paula com ISBN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons