MAS QUE HISTÓRIA É ESSA? - As relações de trabalho na História do Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSP - Câmpus Sertãozinhopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Freitas, Priscila Cabreira-
Autor(es): dc.contributor.authorDuarte Filho, Nemésio Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-27T21:04:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-27T21:04:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-26-
identificador: dc.identifier.otherMAS QUE HISTÓRIA É ESSApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552628-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional intitulado “Mas que História é essa?: As relações de trabalho na História do Brasil” foi desenvolvido com o objetivo de despertar maior interesse dos alunos do Ensino Médio (em especial, aos cursistas da Educação Profissional e Tecnológica), pela disciplina de História, causando mais motivação e engajamento durante as aulas com a utilização de jogo educacional digital. Trata-se de um conjunto de perguntas e respostas (quizzes) sobre a temática “As relações de trabalho na História do Brasil” e outros aspectos envolvendo a vida do trabalhador, que contém questões com dois níveis de dificuldades e que foi gamificado, ou seja, transformado em jogo, na plataforma digital de aprendizagem baseada em jogos Kahoot!, para a utilização (preferencialmente) com dispositivos móveis. Foram abordando os períodos históricos do Brasil Pré-colonial, Colonial, Imperial e Republicano, totalizando 11 aulas que continham um pré-aula e um pós-aula. Os quizzes, disponibilizados na plataforma Kahoot!, podem ser respondidos pelos alunos via web, com a utilização de dispositivos e redes móveis ou computadores, enquanto o professor disponibiliza as questões com o uso de computador, projetor e caixas de som. Como material auxiliar, foi criado um manual de orientação ao professor, que também poderá ser utilizado para aplicação do produto educacional de forma não gamificada. Sugere-se que, para o planejamento das aulas e ensino do conteúdo, o docente considere os assuntos abordados nos questionários, a fim de que os estudantes tenham embasamento teórico para respondê-los, e que incentive o pensamento crítico, levando à associação dos fatos históricos a realidade dos discentes. Propõe-se que o produto educacional, resultado de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), seja utilizado por docentes da disciplina de História em vários contextos, como verificação de conhecimento prévio, fixação e revisão de conteúdo, garantindo aos alunos uma opção pedagógica mais contemporânea e adaptada a sua realidade, dada a crescente exposição e envolvimento com as novas tecnologias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,200 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectKahoot!pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos móveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações de Trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
Título: dc.titleMAS QUE HISTÓRIA É ESSA? - As relações de trabalho na História do Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons