Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Casagrande, Ana Lara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Petry, Cleriston | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-20T20:41:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-20T20:41:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro_1728950_FASCICULO_Fundamentos_TDICS_educacao_com_ficha_ISBN.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434173 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro está dividido em cinco unidades. Nelas, tratamos de conceitos como “técnica”, “tecnologia”, “formação” e “educação”, articulando-os com debates contemporâneos e problemáticas fundantes das possibilidades e impactos das TDICs na sociedade, na política e, especialmente, na educação (Unidade I). Analisamos, também, os conceitos e práticas que compõem os estudos acerca da linguagem na comunicação e as especificidades de uma comunicação mediada pela tecnologia (Unidade II). Fundamentamos filosoficamente a relação entre educação e política, conceitos articulados pela “ética” e pela compreensão da especificidade da formação e da educação, relacionando-os com as TDICs (Unidade III). A partir disso, apresentamos e avaliamos os impactos das políticas educacionais relativas ao uso das tecnologias na educação, localizando-os historicamente a partir da legislação que os fundamentou (Unidade IV). Retomamos a Ética, como disciplina, refletindo sobre o conceito de “amizade” nas “redes sociais digitais” e as relações com os laços que estabelecemos com outros indivíduos, além de indagar acerca do valor pedagógico e ético da utilização das “redes sociais digitais” (Unidade V). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.430 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Educação - Tecnologias digitais. 2. Tecnologias digitais – Aspectos políticos. 3. Tecnologias digitais – Aspectos filosóficos. 4. Tecnologias digitais – Aspectos sociológicos. 5. Tecnologias digitais da informação e da comunicação. | pt_BR |
Título: dc.title | Fundamentos políticos, filosóficos e sociológicos das TDICs na educação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Tecnologia Educacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Fundamentos políticos, filosóficos e sociológicos das TDICs na educação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons