Fundamentos políticos, filosóficos e sociológicos das TDICs na educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCasagrande, Ana Lara-
Autor(es): dc.contributor.authorPetry, Cleriston-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-20T20:41:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-20T20:41:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-20-
identificador: dc.identifier.otherLivro_1728950_FASCICULO_Fundamentos_TDICS_educacao_com_ficha_ISBN.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434173-
Resumo: dc.description.abstractO livro está dividido em cinco unidades. Nelas, tratamos de conceitos como “técnica”, “tecnologia”, “formação” e “educação”, articulando-os com debates contemporâneos e problemáticas fundantes das possibilidades e impactos das TDICs na sociedade, na política e, especialmente, na educação (Unidade I). Analisamos, também, os conceitos e práticas que compõem os estudos acerca da linguagem na comunicação e as especificidades de uma comunicação mediada pela tecnologia (Unidade II). Fundamentamos filosoficamente a relação entre educação e política, conceitos articulados pela “ética” e pela compreensão da especificidade da formação e da educação, relacionando-os com as TDICs (Unidade III). A partir disso, apresentamos e avaliamos os impactos das políticas educacionais relativas ao uso das tecnologias na educação, localizando-os historicamente a partir da legislação que os fundamentou (Unidade IV). Retomamos a Ética, como disciplina, refletindo sobre o conceito de “amizade” nas “redes sociais digitais” e as relações com os laços que estabelecemos com outros indivíduos, além de indagar acerca do valor pedagógico e ético da utilização das “redes sociais digitais” (Unidade V).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.430 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Educação - Tecnologias digitais. 2. Tecnologias digitais – Aspectos políticos. 3. Tecnologias digitais – Aspectos filosóficos. 4. Tecnologias digitais – Aspectos sociológicos. 5. Tecnologias digitais da informação e da comunicação.pt_BR
Título: dc.titleFundamentos políticos, filosóficos e sociológicos das TDICs na educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Tecnologia Educacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFundamentos políticos, filosóficos e sociológicos das TDICs na educaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons