PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: ANÁLISE DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃO

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Autor(es): dc.contributorIFCEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Antonio Alan Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-19T17:32:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-19T17:32:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-
identificador: dc.identifier.otherPSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE - ANÁLISE DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434144-
Resumo: dc.description.abstractA atuação do psicólogo no campo ainda pouco desbravado da educação profissional e tecnológica é desafiadora visto que são poucas as experiências consolidadas na área e, portanto, os referenciais teórico-práticos são escassos. Partindo dessa realidade o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os entraves da atuação do psicólogo escolar e educacional desenvolvida no contexto do Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio da caracterização dessa atuação e da identificação dos principais entraves e perspectivas de superação, buscando aprofundar os estudos já realizados e ampliar o quadro de produções da área. As informações e questão de análise, objeto do presente trabalho, foram levantadas em pesquisa qualitativa com dezesseis psicólogos do IFCE que participaram de entrevista semi-estruturada que buscava abordar a atuação desses profissionais, os desafios da prática cotidiana e suas estratégias de superação dos entraves do contexto de trabalho. No sentido de caracterização da atuação dos psicólogos, conclui-se que o modelo de atuação se encontra em processo de transformação. Os acompanhamentos individuais ainda se mantêm como os mais característicos da atuação dos psicólogos, entretanto, são nitidamente problematizados pela maioria dos profissionais, que buscam transitar para outras formas de atuação, como grupos e participação em vários espaços do IFCE. Porém, esse processo é embaraçado pela própria organização dos espaços educativos do IFCE, que ainda não é capaz de estabelecer com clareza os lugares em que pode se posicionar o psicólogo e demais trabalhadores da Assistência Estudantil, principalmente considerando-se a participação desses profissionais na formação dos estudantes e na consolidação da proposta pedagógica da instituição. Como possíveis estratégias de superação dos entraves da atuação - é apontada a relevância de se revisar e avaliar os referenciais da atuação do psicólogo no IFCE, além de promover discussão na instituição de uma forma ampla sobre o papel dos profissionais da Assistência Estudantil, entre eles, o psicólogo, no contexto da formação dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent190 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtuação do Psicólogopt_BR
Título: dc.titlePSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: ANÁLISE DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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