Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFCE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Antonio Alan Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-19T17:32:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-19T17:32:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE - ANÁLISE DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434144 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A atuação do psicólogo no campo ainda pouco desbravado da educação profissional e tecnológica é desafiadora visto que são poucas as experiências consolidadas na área e, portanto, os referenciais teórico-práticos são escassos. Partindo dessa realidade o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os entraves da atuação do psicólogo escolar e educacional desenvolvida no contexto do Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio da caracterização dessa atuação e da identificação dos principais entraves e perspectivas de superação, buscando aprofundar os estudos já realizados e ampliar o quadro de produções da área. As informações e questão de análise, objeto do presente trabalho, foram levantadas em pesquisa qualitativa com dezesseis psicólogos do IFCE que participaram de entrevista semi-estruturada que buscava abordar a atuação desses profissionais, os desafios da prática cotidiana e suas estratégias de superação dos entraves do contexto de trabalho. No sentido de caracterização da atuação dos psicólogos, conclui-se que o modelo de atuação se encontra em processo de transformação. Os acompanhamentos individuais ainda se mantêm como os mais característicos da atuação dos psicólogos, entretanto, são nitidamente problematizados pela maioria dos profissionais, que buscam transitar para outras formas de atuação, como grupos e participação em vários espaços do IFCE. Porém, esse processo é embaraçado pela própria organização dos espaços educativos do IFCE, que ainda não é capaz de estabelecer com clareza os lugares em que pode se posicionar o psicólogo e demais trabalhadores da Assistência Estudantil, principalmente considerando-se a participação desses profissionais na formação dos estudantes e na consolidação da proposta pedagógica da instituição. Como possíveis estratégias de superação dos entraves da atuação - é apontada a relevância de se revisar e avaliar os referenciais da atuação do psicólogo no IFCE, além de promover discussão na instituição de uma forma ampla sobre o papel dos profissionais da Assistência Estudantil, entre eles, o psicólogo, no contexto da formação dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 190 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia Escolar e Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Institutos Federais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atuação do Psicólogo | pt_BR |
Título: dc.title | PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: ANÁLISE DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons