Por um Método de Orientação Profissional Aplicada a Alunos do Ensino Médio Técnico Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Paranapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARAN, Zelia Magalli Brandielli.-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIXÃO, Marcia Valéria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-14T19:44:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-14T19:44:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-14-
identificador: dc.identifier.otherManual Zeliapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434110-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo acadêmico foi desenvolvido para contribuir com as práticas educativas aplicadas a modalidade de Ensino Médio Integrado, tendo como premissa a formação profissional para inserção no mundo do trabalho, formação de um cidadão crítico e preparado para emancipação profissional. Apesar da Orientação Profissional não fazer parte do currículo escolar e nem das políticas educacionais, este estudo e elaboração do produto educacional contribui para compreensão sobre a relevância do tema no contexto da EPT. Teve como objetivo analisar o tema orientação profissional, considerando a formação humana integral e contribuição das teorias crítica, sócio-histórica e contemporânea da educação, propor um método de intervenção que contemple a subjetividade e identidade profissional. Para desenvolver este método, primeiramente investigamos as práticas adotadas pelos IF’s do Paraná em orientação profissional. Na sequencia, o desenvolvimento de uma proposta de método para aplicação nos alunos do Ensino Médio Integrado do IFPR Campi Pinhais. Com base nos resultados, a elaboração de um guia para apresentação das técnicas e práticas da orientação profissional aos docentes e/ou equipe pedagógica, que está alinhado de acordo com as diretrizes deste modo de ensino. Desta forma, o produto educacional possibilita o desenvolvimento de orientação aos alunos em relação ao mundo do trabalho, a elaboração de um plano de carreira adequado às necessidades e escolhas com ampliação do autoconhecimento e consciência sobre os interesses profissionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4gbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titlePor um Método de Orientação Profissional Aplicada a Alunos do Ensino Médio Técnico Integradopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em educação Profissional e Tecnológica PRpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática orientada de Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons