Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Parana | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARAN, Zelia Magalli Brandielli. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIXÃO, Marcia Valéria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-14T19:44:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-14T19:44:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual Zelia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434110 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo acadêmico foi desenvolvido para contribuir com as práticas educativas aplicadas a modalidade de Ensino Médio Integrado, tendo como premissa a formação profissional para inserção no mundo do trabalho, formação de um cidadão crítico e preparado para emancipação profissional. Apesar da Orientação Profissional não fazer parte do currículo escolar e nem das políticas educacionais, este estudo e elaboração do produto educacional contribui para compreensão sobre a relevância do tema no contexto da EPT. Teve como objetivo analisar o tema orientação profissional, considerando a formação humana integral e contribuição das teorias crítica, sócio-histórica e contemporânea da educação, propor um método de intervenção que contemple a subjetividade e identidade profissional. Para desenvolver este método, primeiramente investigamos as práticas adotadas pelos IF’s do Paraná em orientação profissional. Na sequencia, o desenvolvimento de uma proposta de método para aplicação nos alunos do Ensino Médio Integrado do IFPR Campi Pinhais. Com base nos resultados, a elaboração de um guia para apresentação das técnicas e práticas da orientação profissional aos docentes e/ou equipe pedagógica, que está alinhado de acordo com as diretrizes deste modo de ensino. Desta forma, o produto educacional possibilita o desenvolvimento de orientação aos alunos em relação ao mundo do trabalho, a elaboração de um plano de carreira adequado às necessidades e escolhas com ampliação do autoconhecimento e consciência sobre os interesses profissionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4gb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Por um Método de Orientação Profissional Aplicada a Alunos do Ensino Médio Técnico Integrado | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em educação Profissional e Tecnológica PR | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática orientada de Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Manual_Zelia_Profept_Alterado_versaofinal.rar | Manual | 1,78 MB | Unknown | /bitstream/capes/434110/2/Manual_Zelia_Profept_Alterado_versaofinal.rarDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons