UM MÉTODO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL APLICADO NO ENSINO INTEGRADO NA EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Paranpapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARAN, Zélia Zélia M Brandielli-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIXÃO, Valéria Marcia Valéria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-14T19:21:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-14T19:21:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-14-
identificador: dc.identifier.otherdissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434109-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo acadêmico foi desenvolvido para contribuir com as práticas educativas aplicadas à modalidade de Ensino Médio Integrado, tendo como premissa a formação profissional para inserção no mundo do trabalho, formação de um cidadão crítico e preparado para emancipação profissional. Apesar de a Orientação Profissional não fazer parte do currículo escolar e nem das políticas educacionais, este estudo e elaboração do produto educacional contribuem para a compreensão sobre a relevância do tema no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo teve como objetivo analisar o tema orientação profissional, considerando a formação humana integral e a contribuição das teorias crítica, sócio- histórica e contemporânea da educação, bem como propor um método de intervenção que contemple a subjetividade e a identidade profissional. Para desenvolver este método, primeiramente investigamos as práticas adotadas pelos Institutos Federais (IFs) do Paraná em orientação profissional. Na sequência, o desenvolvimento de uma proposta de método para aplicação nos alunos do 4o. Ano do curso do Ensino Médio Integrado em Administração do IFPR Campus Pinhais. Com base nos resultados, prosseguimos para a elaboração de um guia para apresentação das técnicas e práticas da orientação profissional aos docentes e/ou equipe pedagógica, alinhado com as diretrizes deste modo de ensino. Desta forma, o produto educacional possibilita o desenvolvimento de orientação aos alunos em relação ao mundo do trabalho, a elaboração de um plano de carreira adequado às necessidades e escolhas com ampliação do autoconhecimento e consciência sobre os interesses profissionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,28 gbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOrientação Profissional; Subjetividade e Identidade Profissional; Método de Intervenção; Plano de Carreira.pt_BR
Título: dc.titleUM MÉTODO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL APLICADO NO ENSINO INTEGRADO NA EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons