Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFSC) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leandro Regis, Adriano Larentes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-12T21:10:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-12T21:10:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434045 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é uma adaptação do texto presente na Dissertação a qual este encarte está vinculado, tendo em vista a perspectiva de possibilitar a apreciação de forma concisa e didática do produto ora realizado. Dessa forma, este encarte objetiva expor o desenvolvimento da sequência didática efetuada junto ao IFSC – Câmpus Gaspar, nas turmas de 4ª fase dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Química e de Informática. Eram ao todo, em ambas as turmas, 63 alunos matriculados nessa fase do curso, no segundo semestre de 2018. A sequência didática aqui apresentada, trata da temática do racismo e trouxe à tona esse debate por intermédio da disciplina de História. Ao abordar essa temática vislumbrou-se ampliar a consciência histórica dos estudantes a respeito dessa mazela que se entremeia no tecido social ao longo do tempo, e que se mantém viva atualmente, manifestando-se de maneiras diversas. Trabalhar a formação do pensamento crítico é um dos determinantes do que é chamado Ensino Médio Integrado. A valorização da integração entre saberes técnicos-profissionais e formação humanística perpassa a oferta de se realizar atividades que tencionam os sujeitos a compreender características que tornam nossa sociedade ainda tão desigual, e uma destas marcas, é o racismo. Nesse sentido, mostramos nesta sequência didática o processo desde a produção até a aplicação das atividades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.432 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática; Pedagogia Histórico-Crítica; Racismo | pt_BR |
Título: dc.title | Uma Sequência Didática para o Debate e o Combate ao Racismo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Leandro Regis_Versão Final.pdf | 9,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/434045/2/Produto Educacional_Leandro Regis_Versão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons