Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes Moraes, Naires de Cassia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vizzotto Chaves, Taniamara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-12T15:38:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-12T15:38:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - Tema: Volume | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434043 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) aqui apresentada constitui-se no produto educacional da dissertação de mestrado intitulada A Formação de Professores de Matemática Do Instituto Federal Farroupilha – IFFar e a Educação Profissional e Tecnológica: Possibilidades de integração do currículo com a Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Nosso trabalho caracterizou-se como uma pesquisa documental de cunho qualitativo, que teve como campo de estudo o Curso Superior de Licenciatura em Matemática do IFFar. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os pressupostos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são construídos durante percurso formativo do curso e como tais pressupostos são abordados nas práticas de Estágio Supervisionado, quando desenvolvidas em espaços de EPT, numa abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA). As fontes de dados foram o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática bem como os relatórios de Estágio Curricular Supervisionado, produzidos pelos acadêmicos do referido curso. Após a fase exploratória, construiu-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), validada através da aplicação em uma turma do Ensino Médio Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha- IFFar- Campus Alegrete. Onde se pode observar que a forma como os conhecimentos matemáticos foram trabalhados contribuiu para que os alunos compreendessem com mais clareza a importância da aprendizagem matemática para seu desenvolvimento intelectual e passam a questionar as “respostas prontas” que muitas vezes recebem em sala de aula e também em seu cotidiano. Inevitavelmente essa postura questionadora expande-se para a vida dos educandos, o que vem a caracterizar o grande compromisso da Educação Profissional e Tecnológica. Fica demonstrado assim, que a unidade de ensino desenvolvida foi de grande valia para a formação profissional e pessoal dos alunos envolvidos. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática, | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | - |
Título: dc.title | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - Tema: Volume | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UEPS - Produto.pdf | 273,14 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/434043/2/UEPS - Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons