Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - Tema: Volume

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes Moraes, Naires de Cassia-
Autor(es): dc.contributor.authorVizzotto Chaves, Taniamara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-12T15:38:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-12T15:38:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-12-
identificador: dc.identifier.otherUnidade de Ensino Potencialmente Significativa - Tema: Volume-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434043-
Resumo: dc.description.abstractA Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) aqui apresentada constitui-se no produto educacional da dissertação de mestrado intitulada A Formação de Professores de Matemática Do Instituto Federal Farroupilha – IFFar e a Educação Profissional e Tecnológica: Possibilidades de integração do currículo com a Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Nosso trabalho caracterizou-se como uma pesquisa documental de cunho qualitativo, que teve como campo de estudo o Curso Superior de Licenciatura em Matemática do IFFar. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os pressupostos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são construídos durante percurso formativo do curso e como tais pressupostos são abordados nas práticas de Estágio Supervisionado, quando desenvolvidas em espaços de EPT, numa abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA). As fontes de dados foram o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática bem como os relatórios de Estágio Curricular Supervisionado, produzidos pelos acadêmicos do referido curso. Após a fase exploratória, construiu-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), validada através da aplicação em uma turma do Ensino Médio Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha- IFFar- Campus Alegrete. Onde se pode observar que a forma como os conhecimentos matemáticos foram trabalhados contribuiu para que os alunos compreendessem com mais clareza a importância da aprendizagem matemática para seu desenvolvimento intelectual e passam a questionar as “respostas prontas” que muitas vezes recebem em sala de aula e também em seu cotidiano. Inevitavelmente essa postura questionadora expande-se para a vida dos educandos, o que vem a caracterizar o grande compromisso da Educação Profissional e Tecnológica. Fica demonstrado assim, que a unidade de ensino desenvolvida foi de grande valia para a formação profissional e pessoal dos alunos envolvidos.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEPT-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática,-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Título: dc.titleUnidade de Ensino Potencialmente Significativa - Tema: Volume-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada-
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