MANUAL ILUSTRADO: ATIVIDADES PARA ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Ariane Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-12T16:58:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-12T16:58:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherMANUAL ILUSTRADO: ATIVIDADES PARA ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434005-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional desenvolvido durante o mestrado é classificado na categoria 1 – material didático e instrucional, nomeado “Manual de atividades para estimulação em Consciência Fonológica na Educação Infantil”. O objetivo do manual foi apresentar embasamento teórico sobre a Consciência Fonológica e 22 atividades para estimulação dessa habilidade em todos os seus componentes: consciência lexical ou da palavra, consciência fonêmica, rima, aliteração e consciência silábica. A maioria das atividades faz uso de materiais manipuláveis, brinquedos e possui caráter lúdico, envolvendo os alunos na produção dos materiais. A avaliação das atividades do manual foi feita em um curso de formação continuada para professores da Educação Infantil e estudantes da área de Educação do município de Cornélio Procópio – PR, com carga horária total de 60 horas. Ao longo do curso os 38 participantes escolheram uma atividade do manual para aplicar com seus alunos e avaliar a aplicabilidade da atividade e também trouxeram sugestões de outras atividades para estimulação de consciência fonológica, contribuindo para a conclusão do material. A fim de avaliar todas as atividades, os participantes responderam um roteiro de avaliação de cada uma das atividades. Ao final da análise da percepção dos participantes, pôde-se concluir que o produto é importante para a prática pedagógica na Educação Infantil, proporcionando a estimulação da consciência fonológica para os alunos desta etapa, contribuindo para a futura aquisição da leitura e escrita, além de prevenir futuras dificuldades de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Fonológica. Educação Infantil. Leitura. Formação de Professores. Alfabetização.pt_BR
Título: dc.titleMANUAL ILUSTRADO: ATIVIDADES PARA ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons