Experimentos de Química para Turmas de Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Gabriel Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-12T14:17:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-12T14:17:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-12-
identificador: dc.identifier.otherE-book Experimentos de Química para Turmas de Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434004-
Resumo: dc.description.abstractEnsinar conteúdos de disciplinas na área de ciências exatas mostra-se como um grande desafio para os professores do sistema educacional brasileiro. No que diz respeito à Química, é importante destacar que esta é uma disciplina que nasceu a partir da observação e da experimentação com a finalidade de compreender as propriedades e as transformações relacionadas à natureza da matéria. Entretanto, muitos professores responsáveis pelo ensino desta disciplina científica nas instituições de Nível Médio veem seus planejamentos de aula limitados devido à escassez de recursos como laboratórios, vidrarias e reagentes. Tal fato direciona os professores a optarem por estratégias didáticas isentas de experimentos, em que prevaleça o formalismo matemático e teórico em detrimento da investigação científica. Tais abordagens didáticas que se pautam exclusivamente por estes caminhos mostram relativo insucesso ao buscarem proporcionar aprendizagens significativas para os educandos, pois muitos dos estudantes sentem-se desestimulados por considerarem a disciplina demasiadamente difícil. O que é potencializado se as metodologias escolhidas para a abordagem dos assuntos exigem pouca participação e centram-se na aplicação de aulas puramente expositivas. Tendo em vista o objetivo de melhorar a qualidade das relações de Ensino-Aprendizagem, é necessário refletir sobre os aspectos históricos das disciplinas científicas e pensar em métodos alternativos e criativos de explorar a observação de fenômenos químicos que possibilitem o desenvolvimento de técnicas de estudo. O ensino de Química deve possibilitar aos educandos, meios para que desenvolvam conhecimentos que relacionem observações práticas, representações matemáticas e gráficas, fundamentos e construções de modelos teóricos. Somente mediante aprendizagens significativas é que o jovem educando brasileiro terá uma boa formação intelectual podendo superar assim, desafios cotidianos relacionados com a disciplina de Química, além de melhor compreender as disciplinas afins, e a natureza da matéria.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.054 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Título: dc.titleExperimentos de Química para Turmas de Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais