Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Gabriel Carvalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-12T14:17:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-12T14:17:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book Experimentos de Química para Turmas de Ensino Médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434004 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ensinar conteúdos de disciplinas na área de ciências exatas mostra-se como um grande desafio para os professores do sistema educacional brasileiro. No que diz respeito à Química, é importante destacar que esta é uma disciplina que nasceu a partir da observação e da experimentação com a finalidade de compreender as propriedades e as transformações relacionadas à natureza da matéria. Entretanto, muitos professores responsáveis pelo ensino desta disciplina científica nas instituições de Nível Médio veem seus planejamentos de aula limitados devido à escassez de recursos como laboratórios, vidrarias e reagentes. Tal fato direciona os professores a optarem por estratégias didáticas isentas de experimentos, em que prevaleça o formalismo matemático e teórico em detrimento da investigação científica. Tais abordagens didáticas que se pautam exclusivamente por estes caminhos mostram relativo insucesso ao buscarem proporcionar aprendizagens significativas para os educandos, pois muitos dos estudantes sentem-se desestimulados por considerarem a disciplina demasiadamente difícil. O que é potencializado se as metodologias escolhidas para a abordagem dos assuntos exigem pouca participação e centram-se na aplicação de aulas puramente expositivas. Tendo em vista o objetivo de melhorar a qualidade das relações de Ensino-Aprendizagem, é necessário refletir sobre os aspectos históricos das disciplinas científicas e pensar em métodos alternativos e criativos de explorar a observação de fenômenos químicos que possibilitem o desenvolvimento de técnicas de estudo. O ensino de Química deve possibilitar aos educandos, meios para que desenvolvam conhecimentos que relacionem observações práticas, representações matemáticas e gráficas, fundamentos e construções de modelos teóricos. Somente mediante aprendizagens significativas é que o jovem educando brasileiro terá uma boa formação intelectual podendo superar assim, desafios cotidianos relacionados com a disciplina de Química, além de melhor compreender as disciplinas afins, e a natureza da matéria. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.054 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Título: dc.title | Experimentos de Química para Turmas de Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ebook-Experimentos-de-Quimica-para-Turmas-de-Ensino-Medio.pdf | 6,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/434004/1/Ebook-Experimentos-de-Quimica-para-Turmas-de-Ensino-Medio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: