Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Farroupilha - IFFar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Squizani, Elisandra Gomes e Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-10T15:15:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-10T15:15:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_IFFar_Elisandra Squizani | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434003 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material textual aqui apresentado é resultado da pesquisa intitulada “A prática de ensino na Licenciatura em Química: possibilidade de articulação entre a formação inicial de docentes e a educação profissional e tecnológica”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari. A necessidade de articulação entre a formação inicial de professores e sua inserção, durante este processo, nas escolas de Educação Básica e, principalmente, nos cursos de Ensino Médio integrados aos Técnicos foi fundamental para a construção de um guia para estudo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em um componente curricular da licenciatura, vislumbrando-se a Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) como um espaço potencial para este estudo. A PeCC, presente nos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), busca articular conhecimentos adquiridos ao longo do curso, integrando novos espaços educacionais como locus de sua formação (Resolução Nº13/2014). Neste sentido, este componente curricular se constitui um espaço onde o estudante possa construir e/ou desconstruir metodologias ao longo do curso, constituindo sua identidade de professor e que, ao final do processo esteja mais qualificado para trabalhar os conteúdos de forma integrada aos diversos currículos. Apresentamos um guia para nortear o planejamento de uma PeCC ou outro componente curricular de um curso de licenciatura, tendo como pressuposto o estudo da EPT pelos professores em formação inicial, uma vez que esta precisa estar voltada para a concepção de diferentes maneiras de organizar o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, apresentamos algumas metodologias, classificadas como ativas por apresentar maior aproximação ou relação pedagógica com a Educação Profissional e Tecnológica. Que este guia seja, também, de valia aos docentes, orientadores de estágio e/ou atuantes no ensino médio integrado, que buscam aprofundar seus entendimentos sobre Educação Profissional e Tecnológica, a fim de subsidiar os processos de planejamento para os cursos técnicos integrados. Sua construção teve como base o Curso Superior de Licenciatura em Química e o Curso Técnico em Agropecuária Integrado, mas poderá ser adequada a outra licenciatura e a outro curso técnico, bem como a outras modalidades de ensino médio uma vez que, metodologias, pautadas na práxis e no aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem surgem como essenciais no planejamento docente. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 29,6 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Título: dc.title | PeCC: espaço de formação para a Educação Profissional e Tecnológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacional_IFFar_ElisandraSquizani.pdf | 30,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/434003/2/ProdutoEducacional_IFFar_ElisandraSquizani.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: