PeCC: espaço de formação para a Educação Profissional e Tecnológica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Farroupilha - IFFar-
Autor(es): dc.contributor.authorSquizani, Elisandra Gomes e Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-10T15:15:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-10T15:15:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_IFFar_Elisandra Squizani-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434003-
Resumo: dc.description.abstractO material textual aqui apresentado é resultado da pesquisa intitulada “A prática de ensino na Licenciatura em Química: possibilidade de articulação entre a formação inicial de docentes e a educação profissional e tecnológica”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari. A necessidade de articulação entre a formação inicial de professores e sua inserção, durante este processo, nas escolas de Educação Básica e, principalmente, nos cursos de Ensino Médio integrados aos Técnicos foi fundamental para a construção de um guia para estudo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em um componente curricular da licenciatura, vislumbrando-se a Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) como um espaço potencial para este estudo. A PeCC, presente nos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), busca articular conhecimentos adquiridos ao longo do curso, integrando novos espaços educacionais como locus de sua formação (Resolução Nº13/2014). Neste sentido, este componente curricular se constitui um espaço onde o estudante possa construir e/ou desconstruir metodologias ao longo do curso, constituindo sua identidade de professor e que, ao final do processo esteja mais qualificado para trabalhar os conteúdos de forma integrada aos diversos currículos. Apresentamos um guia para nortear o planejamento de uma PeCC ou outro componente curricular de um curso de licenciatura, tendo como pressuposto o estudo da EPT pelos professores em formação inicial, uma vez que esta precisa estar voltada para a concepção de diferentes maneiras de organizar o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, apresentamos algumas metodologias, classificadas como ativas por apresentar maior aproximação ou relação pedagógica com a Educação Profissional e Tecnológica. Que este guia seja, também, de valia aos docentes, orientadores de estágio e/ou atuantes no ensino médio integrado, que buscam aprofundar seus entendimentos sobre Educação Profissional e Tecnológica, a fim de subsidiar os processos de planejamento para os cursos técnicos integrados. Sua construção teve como base o Curso Superior de Licenciatura em Química e o Curso Técnico em Agropecuária Integrado, mas poderá ser adequada a outra licenciatura e a outro curso técnico, bem como a outras modalidades de ensino médio uma vez que, metodologias, pautadas na práxis e no aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem surgem como essenciais no planejamento docente.-
Tamanho: dc.format.extent29,6 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológia-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titlePeCC: espaço de formação para a Educação Profissional e Tecnológica-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada-
Aparece nas coleções:Ensino