Os Efeitos do Programa de Intervenção da Psicomotricidade Relacional com Criança Autista na Construção das Relações Afetivas

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Autor(es): dc.contributor.authorSimeão, Débora Lima de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-09T20:29:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-09T20:29:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-09-
identificador: dc.identifier.otherE-book s Efeitos do Programa de Intervenção da Psicomotricidade Relacional com Criança Autista na Construção das Relações Afetivaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433986-
Resumo: dc.description.abstractAs intervenções pedagógicas e terapêuticas com a pessoa autista ganharam espaços nas discussões acadêmicas, principalmente no campo da promoção da interação social, além de ser fundamental na mediação de todo processo de aprendizagem. As pesquisas científicas discutem até que ponto a ausência da interação social, do contato com o outro, pode interferir no desenvolvimento e formação do indivíduo com autismo. Esta carência avaliada faz parte do espectro do autismo, e nota-se que é preciso oportunizar aos indivíduos autistas mecanismos que possibilitem a superação das dificuldades. Nesta compreensão, a proposta de pesquisa avaliou os benefícios do programa de intervenção em Psicomotricidade Relacional com criança autista na faixa etária de 4 anos, atingindo um público da primeira infância ou em idade pré-escolar, sexo masculino, no aspecto das relações afetivas junto ao objeto, a relação com o Psicomotricista e seus pares. Na coleta do material bruto da pesquisa, foram utilizados prontuários com registros da anamnese, constando o registro do profissional de Psiquiatria, para confirmar o diagnóstico de autismo e seu estágio de desenvolvimento, critérios de inclusão da pesquisa; utilizando-se como metodologia a descrição da evolução da criança foco da pesquisa no contato afetivo, por meio da observação de fotografias e vídeos realizou-se o estudo de caso, fundamentada na teoria de Lapierre e seguidores, de corte qualitativo com metodologia descritiva. A pesquisa aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial – CAPSi/Natal-RN, uma instituição com características peculiares, que trabalha com indivíduos com comprometimento intelectual, patologias mentais e indivíduos autistas, este último foco da pesquisa, o qual tem o escopo de buscar circunstâncias que podem confirmar ou ampliar a abordagem da Psicomotricidade Relacional, através da continuidade ou fomento de pesquisas similares. Os resultados foram encorajadores no campo das relações afetivas junto ao Psicomotricista. A criança em foco estabeleceu um elo de comunicação corporal e de confiança, quanto ao objeto verificou-se que a função relacional teve avanços significativos, o qual permitiu estabelecer o contato com o adulto e com os pares, e nesta relação observou-se o jogo de imitação, que conduziu a uma maior aproximação na construção da percepção do outro. Nesta dissertação nota-se que a abordagem em Psicomotricidade Relacional é um método viável no trabalho junto às crianças autistas na construção das relações afetivas, e assim, corroborando com os objetivos propostospt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.805 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervençãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicomotricidadept_BR
Título: dc.titleOs Efeitos do Programa de Intervenção da Psicomotricidade Relacional com Criança Autista na Construção das Relações Afetivaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais