Efeitos de um Programa de Psicomotricidade Relacional no Meio Aquático sobre o Comportamento Social em Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorBenjamim, Eloyse Emmanuelle Rocha Braz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-09T20:14:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-09T20:14:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-09-
identificador: dc.identifier.otherE-book Efeitos de um Programa de Psicomotricidade Relacional no Meio Aquático sobre o Comportamento Social em Crianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433984-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: O transtorno do espectro autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento que compromete, entre outros aspectos, a socialização e a comunicação, e em muitos casos, promove déficit intelectual, sendo tal fato provocador de atraso no desenvolvimento pessoal. Deste modo, usamos a abordagem relacional da psicomotricidade, que é uma interessante ferramenta para melhorar os aspectos comportamentais, que exigem mais atenção no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista. Objetivo: Analisar os efeitos de um programa de psicomotricidade relacional em meio aquático sobre o comportamento social de crianças com transtorno do espectro autista.Metodologia: Trata-se de uma pesquisa mista, com preponderância qualitativa, sendo apresentado como estudo de casos descritivo-avaliativo. A amostra é formada por 6 (seis) sujeitos de 5 (cinco) a 7 (sete) anos de idade, de ambos os sexos, com transtorno do espectro autista usuários dos serviços de saúde do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de Natal/RN. Os sujeitos participaram de um programa de 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional 2 (duas) vezes por semana, 50 (cinquenta) minutos por sessão. Foram utilizados 2 (duas) escalas relativas a situação sintomática comportamental: ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) e Escala ABC (Escala de Comportamento Atípico) que aplicamos antes e depois das 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional. Todas as intervenções foram filmadas, fotografadas, analisadas e descritas, além da utilização de prontuários de acompanhamento e clínico institucional do serviço de saúde, relatórios dos professores de Educação Física participantes das sessões e as entrevistas semiestruturadas com os pais. Resultados: Ao verificar a escala ABC dos participantes pré e pós-intervenção foi encontrado diferenças significativas em irritabilidade (t(5)=3,266; p=0,022), comportamento (t(5)=2,744; p=0,041) e fala inapropriada (t(5)=2,939; p=0,032). Já na escala ATEC não houve diferença significativa em nenhum quesito das suas sub-escalas. Nas entrevistas os pais expuseram ter havido mudanças positivas na socialização dos sujeitos. Os relatórios, imagens e vídeos retrataram boa interação entre os pares, com os objetos e professores durante as sessões. Somente uma criança apresentou alteração na autonomia nas atividades da vida diária (AVD’s). Conclusão: Um programa de psicomotricidade relacional no meio aquático parece melhorar o comportamento social, comunicação e diminuir a irritabilidade de crianças com transtorno do espectro autista. Efeitos foram positivos foram evidenciados nas AVD’s em um dos sujeitos. Palavras-chave: Transtornos do Espectro Autista. Atividade Motora. Recreação. Psicomotricidade relacional. Comportamento Social. Desenvolvimento da Criança. Meio Aquático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.256 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicomotricidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstornopt_BR
Título: dc.titleEfeitos de um Programa de Psicomotricidade Relacional no Meio Aquático sobre o Comportamento Social em Crianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais