CURSO DE EXTENSÃO - ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS E PREVENTIVAS PARA TOMADA DE PROVIDÊNCIAS EMERGENCIAIS EM SITUAÇÕES DE RISCO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EPT - MULTIPLICADOR

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JAGUARI-
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, AUGUSTO ALBUQUERQUE; RODRIGUES, RICARDO ANTÔNIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-01T02:49:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-01T02:49:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-31-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - CURSO DE EXTENSÃO ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS E PREVENTIVAS PARA TOMADA DE PROVIDÊNCIAS EMERGENCIAIS EM SITUAÇÕES DE RISCO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EPT - MULTIPLICADOR-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433804-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional confeccionado consiste em um curso de extensão que visa a formação de profissionais da educação para adoção de estratégias educativas e preventivas para tomada de providências emergenciais em situações de risco numa instituição de ensino de EPT. O Curso de Extensão “Estratégias Educativas e Preventivas para Tomada de Providências Emergenciais em Situações de Risco numa Instituição de Ensino EPT - multiplicador” foi construído para colaborar com os profissionais da educação alcançando-lhes conhecimento e capacitando-os para utilização concreta dos conhecimentos sobre ações emergenciais para preservação da vida humana em uma instituição de Ensino EPT. Sua concepção provém de pesquisa científica realizada com profissionais do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, oportunidade em que o grau de conhecimento prevencionista destes profissionais foi avaliado, posteriormente, foi formatado um produto para intervir no cenário diagnosticado, atendendo às carências identificadas, de maneira que o profissional da educação possa intervir com eficiência diante de situações de perigo. O produto educacional, após aplicado, foi analisado e ajustado, tendo como resultado final o presente curso de extensão. O curso de extensão foi formatado para ser implementado pela própria instituição de ensino, pois seu conteúdo é multidisciplinar, por esta razão, o Instituto Federal pode conglobar docentes de várias áreas do conhecimento e técnicos administrativos para a ministração dos módulos aos alunos, bem como, formar seus próprios instrutores, multiplicando conhecimento prevencionista. De maneira complementar, propõe-se ainda, que os conhecimentos sejam solidificados por meio de treinamentos práticos, oportunidade em que, inicialmente sugere-se a solicitação de entes externos, tais como, o Corpo de Bombeiros Militar, SAMU e Secretaria de Saúde, os quais poderão apoiar a formação de multiplicadores do conhecimento prático. Desta feita, os módulos deste curso enfocaram nas ocorrências mais comuns no espaço pedagógico, de maneira que ao final o profissional da educação esteja capacitado para replicar o conhecimento dentre seus pares. A carga horária sugerida é de 20 horas aula, a qual pode ser estendida com a inclusão de atividades à distância e incremento de atividades práticas. Outrossim, a relevância deste assunto para Educação Profissional e Tecnológica justifica-se pelo fato de pouco se discutir sobre rotinas preventivas e de segurança no espaço pedagógico e a capacitação dos profissionais da educação para gerir incidentes e cenários de crise. A ausência de uma cultura prevencionista na sociedade brasileira se deve em muito a inexistência de um ensino preventivo no âmbito escolar, diante disso o presente curso pretende intervir no cenário de segurança atualmente existente no ambiente escolar, alcançando conhecimentos aos profissionais da educação sobre procedimentos a serem adotados diante de crises surgidas nestes ambientes. A relevância do tema justifica-se pela variedade de riscos à vida humana existentes nestes espaços, os quais podem ser anulados por meio do domínio de técnicas preventivas e interventivas por parte dos profissionais da educação, os quais devem estar preparados para intervir de forma técnica nestas ocasiões, vez que, estão na posição de garantes da segurança das pessoas que frequentam o espaço físico no qual laboram. Outrossim, da amálgama de riscos à segurança das pessoas pode-se citar tanto riscos provocados por eventos da natureza, dos quais geralmente restam apenas ações de contenção, quanto riscos provocados por ações humanas, que ensejam ações profiláticas e reativas, e ainda riscos biológicos, que demandam intervenções preservativas, e riscos estruturais, passíveis de serem evitados com ações preventivas. Por conseguinte, exemplifica-se o rol de ameaças que podem acometer o espaço físico e/ou as pessoas ali existentes, dividindo em quatro categorias: a) riscos causados por eventos da natureza; b) riscos causados por ações humanas; c) riscos causados por fatores biológicos; d) riscos causados pela estrutura física predial. Os tipos de sinistros e acidentes citados ocorrem diariamente nestas aglomerações, muitas vezes com resultados fatais, prova disso são notícias veiculadas diariamente na mídia nacional e internacional, culminando em tragédias, muitas vezes previsíveis, porém negligenciadas pelos gestores destes espaços. Estas tragédias evidenciam a importância da capacitação dos profissionais da educação para agir nestas circunstâncias, de maneira a preservar suas próprias vidas e as vidas lhes confiadas em cautela durante o exercício da profissão. Portanto, disseminar o saber prevencionista a estes profissionais é conditio sine qua non para sanar problemas e prover um ambiente saudável e seguro para aquela incolumidade. Pelo exposto, objetiva este produto educacional formar professores e servidores dos Institutos Federais para prevenir acidentes e para pronta-resposta a sinistros no espaço pedagógico, frente aos riscos causados por eventos da natureza, por ações humanas, por fatores biológicos e pela estrutura física predial. O presente curso será dividido em seis módulos e um simulado, totalizando 20 horas aula, com enfoque na Educação Profissional e Tecnológica – EPT, por meio do: a) ensino integrado: englobando todos os profissionais da educação da instituição em torno da temática estudada; b) interdisciplinaridade: os módulos abordarão diversas áreas do conhecimento, possibilitando a troca de conhecimento entre os participantes; c) contextualização: as atividades laborais dos profissionais da educação será o foco das aulas, que apresentará medidas preventivas e reativas a serem adotadas em seus trabalhos; d) trabalho, ciência, cultura e tecnologia: o presente curso será focado no ambiente pedagógico, destinado a interferir na situação atual de descaso com a cultura prevencionista, fomentando a integração entre o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia para prevenção de sinistros e acidentes, como também medidas reativas para preservação da vida humana em ambiente escolar. Desta forma, incidirá diretamente na relação dos profissionais da educação com os alunos da instituição; e) formação crítica e consciência social: ao final do curso objetiva-se que os alunos compreendam o todo, de forma que estejam conscientes dos reflexos gerados por pequenas ações cotidianas, como também, das medidas diárias a serem adotadas para se evitar resultados indesejados no ambiente de trabalho. Diante disto, propõe-se que o curso seja ministrado em cinco encontros de 4 horas aula, sendo o último deles reservado para aplicação do simulado. A carga horária foi projetada de maneira a não prejudicar as atividades diárias da instituição de ensino e possibilitar a participação do maior número de profissionais. Os módulos, preferencialmente, deverão ser ministrados antes do início do ano letivo, já o simulado deve ser aplicado na primeira semana de aula, com fulcro em preparar o coletivo para atuação concatenada diante de eventual emergência ao longo do ano letivo. A divisão do curso de extensão em módulos temáticos possibilita que seja ministrado de forma multidisciplinar pela própria instituição de ensino, com envolvimento de discentes e docentes dos cursos oferecidos pelo instituto federal, e do corpo técnico da instituição, de maneira a possibilitar a interdisciplinaridade na execução do material, que poderá ser potencializado com a participação de instituições externas, tais como Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, Secretaria Municipal de Saúde, etc. O treinamento das técnicas aqui expostas deve ser constante e fazer parte da rotina escolar e acadêmica, sugerindo-se a adoção de aulas inaugurais, ou a substituição das tradicionais semanas de “trotes” por semanas de convivência escolar com segurança, na qual deverão ser abordados os principais aspectos sobre utilização segura da edificação, sobre o abandono rápido da estrutura predial e sobre noções de suporte básico da vida. Módulo I - Carga horária: 2 horas aula. Temática: Reflexões sobre a segurança do espaço pedagógico. Visitação às instalações que compõem a Instituição. Identificação de pontos sensíveis. Quem pode ministrar? Dentre os profissionais que podem ministrar este módulo cita-se os pertencentes a Brigada de Incêndio do campus, os servidores responsáveis pelo setor de infraestrutura e docentes da área de engenharias. Módulo II - Carga horária: 2 horas aula. Temática: Responsabilidade Civil do Estado, o Profissional da Educação na posição de garante, implicações civis e penais do profissional da educação na ocorrência de omissão de socorro. Quem pode ministrar? Dentre os profissionais que podem ministrar este módulo cita-se os pertencentes a direção administrativa e docentes da área ciências sociais e aplicadas. Módulo III - Carga horária: 2 horas aula. Temática: riscos causados por ações humanas: intoxicação por plantas tóxicas, afogamento, engasgamento, acidentes com animais peçonhentos, insolação, queimaduras, hemorragias, sufocamento, quedas, fraturas ósseas e acidentes oculares. Quem pode ministrar? Dentre os profissionais que podem ministrar este módulo cita-se os pertencentes a Brigada de Incêndio do campus, ao setor de saúde e docentes das áreas de ciências biológicas e ciências da saúde. Módulo IV - Carga horária: 2 horas aula. Temática: riscos causados por fatores biológicos: crises convulsivas, acidentes vasculares cerebrais e infarto agudo do miocárdio. Quem pode ministrar? Dentre os profissionais que podem ministrar este módulo cita-se os pertencentes a Brigada de Incêndio do campus, ao setor de saúde e docentes das áreas de ciências biológicas e ciências da saúde. Módulo V - Carga horária: 6 horas aula. Temática: riscos causados pela estrutura física predial: acidentes com eletricidade, eletrocussão pela rede elétrica, acidentes em elevadores, incêndios, desabamentos, acidentes em escadas/escadas rolantes e quedas de altitude de pessoas. Quem pode ministrar? Dentre os profissionais que podem ministrar este módulo cita-se os pertencentes a Brigada de Incêndio do campus, ao setor de saúde, ao setor de infraestrutura, docentes das áreas de engenharias, ciências biológicas e ciências exatas e da terra, ciências da saúde. Módulo VI - Carga horária: 2 horas aula. Temática: riscos causados por eventos da natureza: eletrocussão por raios, enchentes, quedas de granizo, deslizamentos de terra, vendavais, tempestades, seca e friagem. Quem pode ministrar? Dentre os profissionais que podem ministrar este módulo cita-se os pertencentes a Brigada de Incêndio do campus, ao setor de saúde, docentes das áreas de engenharias, ciências biológicas e ciências exatas e da terra, ciências da saúde e ciências agrárias. Simulado - Carga horária: 4 horas aula. Temática: aplicação prática das ações preventivas e reativas. Atividade prática com simulado de situação de crise com a participação de toda a Instituição de Ensino. Deverá ser simulada a evacuação da edificação, o primeiro combate a focos incêndios nas instalações, práticas de primeiros socorros, condução de vítimas inconscientes e feridas, acionamento dos socorros públicos, conferência de alunos no ponto de concentração. Por fim, deverá ser realizada uma reunião avaliativa, cujos resultados e ajustes necessários deverão ser apresentados a toda Instituição. Quem pode ministrar? Sob a coordenação da Brigada de Incêndio do campus, todos os servidores e todos os docentes de todas as áreas do conhecimento deverão atuar de forma coordenada, com a participação dos discentes. Ao final do curso serão realizadas: a) avaliação teórica individual: Aplicação de questionário (apêndice D) com perguntas sobre os temas ministrados, destinado a aferir o grau de compreensão dos alunos ao final do curso, como também, serão realizadas perguntas para aferir a satisfação dos alunos com o curso, conteúdos ministrados e didática, objetivando a promoção constante de ajustes na didática e metodologia utilizada no curso de extensão; b) avaliação prática: Será realizada por meio de um simulado de situações de emergência, no qual todos os profissionais da educação e alunos deverão trabalhar de forma integrada e adotar as medidas cabíveis para enfrentamento dos incidentes no espaço pedagógico, adotando as medidas preventivas e reativas constantes no plano de emergência da instituição de ensino. O simulado pode ser executado exclusivamente pelos profissionais e alunos da instituição de ensino, entretanto, aconselha-se que sejam convidados os órgãos externos que em uma situação real prestarão socorro e administrarão a ocorrência, tais como, o Corpo de Bombeiros Militar, o SAMU, a Defesa Civil, etc; c) Será considerado aprovado no curso de extensão o aluno com participação em todos os módulos e que obtiver 70% de aproveitamento no questionário final.-
Tamanho: dc.format.extent5,20MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectProfEPT-
Palavras-chave: dc.subjectPrevencionismo-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias Educativas e Preventivas-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativas EPT-
Título: dc.titleCURSO DE EXTENSÃO - ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS E PREVENTIVAS PARA TOMADA DE PROVIDÊNCIAS EMERGENCIAIS EM SITUAÇÕES DE RISCO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EPT - MULTIPLICADOR-
Tipo de arquivo: dc.typecurso-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-
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