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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Grazioli, Fabiano Tadeu | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-30T18:10:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-30T18:10:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | E-book A Senda nos Estudos da Língua Portuguesa 2 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433784 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A imagem do caleidoscópio pode representar de maneira satisfatória este segundo volume de As sendas da Língua Portuguesa, isso por que, sendo o referido aparelho óptico formado internamente por pequenos fragmentos de vidro colorido e espelhos inclinados, que, através do reflexo da luz exterior, apresentam, a cada movimento, combinações variadas, os trabalhos que compõem o volume partem de diferentes veredas do âmbito das linguagens para se unirem e oferecerem um panorama diverso e complexo de estudos que, dependendo do movimento e da perspectiva de quem olha/lê, pode apresentar múltiplos caminhos (ou sendas, como bem registramos no título) que, contemporaneamente, a Língua Portuguesa percorre no âmbito das pesquisas acadêmicas. Do lugar de que olhamos para o caleidoscópio agora, como organizadores da obra, que é a experiência de quem olha para cada fragmento de vidro colorido, cada um por sua vez, cabe fazer alusão à temática de cada capítulo-fragmento, na tentativa de transmitir a multiplicidade de enfoques que as linguagens recebem aqui. Assim, cabe listar como temáticas dos capítulos, na ordem que aqui aparecem: o lugar e o papel da linguagem oral nas relações de ensino-aprendizagem da língua, tomando como ponto de investigação as proposições didáticas em materiais selecionados pelo Plano Nacional do Livro Didático e a exploração e a sistematização da proficiência das habilidades relacionadas à linguagem oral assim como fazem com a leitura e a escrita; os resultados da experiência de planejamentos e materiais visando atender questões práticas do ensino da língua inglesa da Educação Básica, protagonizada pelo subprojeto PIBID Letras/Inglês da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campos Belos; os problemas concernentes à elaboração e codificação da norma padrão no Brasil, tendo em vista seu papel na consolidação da variedade nacional brasileira e, por conseguinte, no fortalecimento do discurso acerca do pluricentrismo do português; a futuridade no português brasileiro, verificado na oralidade e a sua ocorrência em outra face da língua: a escrita; a literatura brasileira diaspórica e os hibridismos culturais e linguísticos. Ainda no campos das trocas entre a Língua Portuguesa e a Literatura, são disponibilizados mais dois capítulos: um capítulo sobre a hibridização dos gêneros impulsionada pela modernidade que propiciou aos autores uma nova estética dentro na criação literária, tendo como corpus de análise crônicas Fabrício Carpinejar; e outro sobre o ensino da literatura à luz da complexidade e da transdisciplinaridade. Voltando ao campo da Língua Portuguesa, o próximo capítulo trata do ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) na República Popular da China (RPC) e a abertura para o ensino do espanhol no referido país. O tema dos próximos capítulo são: a maneira como o livro didático aborda questões relacionadas ao gênero textual/ discursivo e como orienta os docentes à prática do ensino fundamentado neles, uma vez que tal compreensão é importante para a avaliação de como as teorias de gênero vêm sendo transpostas didaticamente para a realidade escolar do Ensino Fundamental; a fala e a escrita, a partir da análise de duas situações discursivas produzidas por um sujeito político, quais sejam: um texto escrito, lido no Plenário do Senado Federal, em dezembro de 2012, por um Senador da República, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e um texto oral, mais precisamente uma entrevista radiofônica concedida pelo sujeito, em agosto de 2013, a uma estação de rádio de uma cidade do interior de Pernambuco; a avaliação do livro didático Terra Brasil utilizado como instrumento de transmissão da língua e cultura brasileira inserido no curso e estratégia metodológica do Centro de Cultura Brasileiro em Telavive, enquanto material didático e instrumento adotado como “ponte” para a formação de um imaginário coletivo condutor à realidade brasileira em termos culturais e linguísticos, relevante no contexto sociolínguistico particularmente heterogêneo de um país de imigração recente como Israel. Na sequência da obra, surgem como temas dos capítulos: uma reflexão no contexto da genealogia da ética de Michel Foucault a respeito de práticas do sujeito em relação a si mesmo em termos de cuidados e estetizações do próprio corpo e da subjetividade; a escrita colaborativa on-line, intermediado pelo docente, e sua contribuição para a melhoria do processo de produção textual dos discentes, a partir de reflexões teóricas e de uma metodologia que propôs a produção textual do gênero crônica por intermédio do Google Docs uma turma de 1ª série do curso técnico de Agroindústria integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Norte de Minas de Gerais (IFNMG), campus Salinas; o discurso construído em um texto acerca da educação corporativa, entendida como pertencente ao pilar da Responsabilidade Social, que focou a situação enunciativa explicitada em uma produção textual veiculada no Relatório de Sustentabilidade 2014 de uma multinacional de capital aberto, a Marcopolo, a partir de três análises: a dos dados linguísticos, a dos argumentos e a das estratégias de comunicação empreendidas no texto selecionado para o estudo. Os últimos capítulos da coletânea tratam da educação bilíngue para surdos (a oportunidade de aprender a língua de sinais), bem como a compreensão dessa língua espaço-visual e o papel que ela exerce dentro da escola, para o aluno surdo e nas relações entre professor-aluno no momento das atividades pedagógicas; da elaboração de estratégias para a prática pedagógica do ensino de língua portuguesa para estrangeiros como interação e cultura, no contexto nacional e local, considerando as perspectivas de aprendizagem dos alunos no Curso de Português para Estrangeiros no âmbito da Universidade Estadual do Maranhão; da realização linguístico-textual das operações da interpelação do outro e da referência ao outro (re)conhecidas como formas de tratamento, em função da noção de gêneros de texto, perspectivada pelo Interacionismo Sociodiscursivo, da importância do léxico na compreensão da linguagem matemática e a relação que, efetivamente, se estabelece entre a língua portuguesa e a linguagem matemática, uma vez que o não entendimento da primeira poder-se-á associar, de forma direta, ao desconhecimento do vocabulário utilizado e à incompreensão da segunda; da didática da linguagem escrita dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, tomando a alfabetização como processo discursivo e um processo de construção de sentidos – no qual se aprendem, pelo uso, as funções sociais da escrita, as características discursivas dos textos escritos, os gêneros utilizados para escrever e muitos outros conteúdos de diferentes áreas do conhecimento mediatizados pela interação, interlocução e interdiscursividade; dos critérios de identificação e análise de unidades fraseoterminológicas da energia solar fotovoltaica. Os estudos apresentados foram produzidos por pesquisadores de diversas instituições nacionais e estrangeiras, como o leitor poderá perceber na abertura de cada texto. As metodologias de pesquisa também são diversas, uma vez que a multiplicidade só pode ser a marca de uma coletânea que é organizada a partir de uma chamada com abertura para o diverso. Agora, cabe ao leitor que chegou até a obra-caleidoscópio mirá-la a partir do seu enfoque e buscar no conjunto de perspectivas que a experiência da leitura que um artefato tão diverso pode oferecer, os textos que são do seu interesse. Que a experiência da leitura seja tão interessante quanto é olhar para um ponto fixo pelo enquadramento do caleidoscópio. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4.821 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Senda | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguesa | pt_BR |
| Título: dc.title | A Senda nos Estudos da Língua Portuguesa 2 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| E-BOOK-A-Senda-nos-Estudos-da-Lingua-Portuguesa-2-.pdf | 4,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433784/1/E-BOOK-A-Senda-nos-Estudos-da-Lingua-Portuguesa-2-.pdfDownload |
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