A Senda nos Estudos da Língua Portuguesa

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Autor(es): dc.contributor.authorGrazioli, Fabiano Tadeu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-30T18:13:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-30T18:13:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-30-
identificador: dc.identifier.otherE-book A Senda nos Estudos da Língua Portuguesapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433747-
Resumo: dc.description.abstractA imagem do caleidoscópio pode representar de maneira satisfatória este primeiro volume de As sendas da Língua Portuguesa, isso por que, sendo o referido aparelho óptico formado internamente por pequenos fragmentos de vidro colorido e espelhos inclinados, que, através do reflexo da luz exterior, apresentam, a cada movimento, combinações variadas, os trabalhos que compõem o volume partem de diferentes veredas do âmbito das linguagens para se unirem e oferecerem um panorama diverso e complexo de estudos que, dependendo do movimento e da perspectiva de quem olha/lê, pode apresentar múltiplos caminhos (ou sendas, como bem registramos no título) que, contemporaneamente, a Língua Portuguesa percorre no âmbito das pesquisas acadêmicas. Do lugar de que olhamos para o caleidoscópio agora, como organizadores da obra, que é a experiência de quem olha para cada fragmento de vidro colorido, cada um por sua vez, cabe fazer alusão à temática de cada capítulo-fragmento, na tentativa de transmitir a multiplicidade de enfoques que as linguagens recebem aqui. Assim, cabe listar como temáticas dos capítulos, na ordem que aqui aparecem: o processo metaenunciativo de (re) construção de sentidos na densidade dialógica dos discursos estéticos e textuais via enunciados parafrásicos; o ensino de língua pelo caminho do gênero textual; a linguagem jurídica numa perspectiva linguística, para fins de melhorar a relação entre o Direito e o cidadão comum, facilitando assim o acesso dele à Justiça; a constituição do ethos discursivo dos pronunciamentos presidenciais dos países lusófonos Angola e Brasil, da década de 1990, uma vez que esses dois países têm um passado em comum e trazem semelhanças resultantes das ações do período da colonização portuguesa; a reconstrução e a ressignificação da história de vida dos Candangos, primeiros moradores de Brasília, partindo da análise de um conjunto de fotografias e de entrevistas. Na sequência, os capítulos tratam da descrição das categorias nominais gênero linguístico e número sintático em Português Europeu, em confronto com a ausência das mesmas em línguas de modalidade diferente em contacto com o Português – o Tétum e o Caboverdiano; do processo de intensificação adjetival que ocorre no português falado no Brasil, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro, a partir da Gramática Funcional do Discurso, da Teoria Semântica Lexical e pelo Interculturalismo; do impacto que um trabalho com linguagem escrita, numa perspectiva sociointeracionista, tem sobre a formação de alunos com idade entre três e quatro anos (que constituiam, no momento da execussão da proposta, uma turma de maternal II), especialmente em relação à formação de futuros leitores; da intercompreensão entre o português, o espanhol e o francês como estratégia para ensinar o português – língua não materna – a alunos franceses em universidades francesas. Ainda seguindo o caminho anunciado no Sumário, os capítulos seguintes abordam: as unidades fraseológicas portuguesas corpo humano; a análise do léxico, numa abordagem discursiva, investigando as lexias que podem ser típicas da fala do homem acreano, no contexto do romance O Empate, de Florentina Esteves, uma escritora acreana; os processos enunciativos, e, portanto, discursivos e interacionais no uso da materialidade sincrética no site da escritora Angela Lago que tem como interlocutor o público infantil; a identidade e subjetividade do negro nos ladrões (versos improvisados) do Marabaixo, manifestação da cultura afro-amapaense, à luz de pressupostos da análise do discurso de base francesa; o tratamento e apresentação de termos de áreas científicas nos minidicionários escolares do tipo 3, desenvolvidos para alunos do Ensino Fundamental II, público que usa com frequência o referido material; o uso de operadores argumentativos na construção de enunciados de editoriais, apresentando-os como correspondentes aos lugares da retórica clássica; a educação prisional sob a ótica foucaultina. No último apanhado de textos encontramos um capítulo que enfatiza uma abordagem teórica sobre a definição de literatura e o seu caráter artístico e estético; outro que trata da relação entre os estudos do pensador Mikhail Bakhtin e letras das canções de Tom Zé; outro que focaliza o estudo da poesia medieval, tanto das cantigas profanas, quanto das cantigas religiosas; outro que realiza uma análise do episódio “Os Doze de Inglaterra”, da obra Os Lusíadas, de Luís de Camões, tendo como ponto de partida aspectos literários e sintáticos e outro que observa a descortesia estratégica proferida pelos personagens no romance Meu destino é pecar, de Nelson Rodrigues, demonstrando que as relações de interação são construídas por meio de estratégias argumentativas para atacar a imagem do interlocutor. Fecha a obra um capítulo no qual a pesquisa reflete sobre o papel do docente mediador na constatação de casos de violência contra crianças na turma sob sua responsabilidade. Os estudos apresentados foram produzidos por pesquisadores de diversas instituições nacionais e estrangeiras, como o leitor poderá perceber na abertura de cada texto. As metodologias de pesquisa também são diversas, uma vez que a multiplicidade só pode ser a marca de uma coletânea que é organizada a partir de uma chamada com abertura para o diverso. Agora, cabe ao leitor que chegou até a obra-caleidoscópio mirá-la a partir do seu enfoque e buscar no conjunto de perspectivas que a experiência da leitura que um artefato tão diverso pode oferecer, os textos que são do seu interesse. Que a experiência da leitura seja tão interessante quanto é olhar para um ponto fixo pelo enquadramento do caleidoscópio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.555 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSendapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPortuguesapt_BR
Título: dc.titleA Senda nos Estudos da Língua Portuguesapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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