Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCENA, Evelyn Beatriz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-26T14:01:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-26T14:01:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Josefa Moçambique, Clara Rebolo, Joaquina de Nação e Quitandeira Monjolo: novas narrativas para o ensino de história da escravidão | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433664 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo trabalhar no ensino de História as agências e experiências de mulheres negras africanas escravizadas. Partindo da premissa que o Ensino de História da escravidão ocupa um lugar de fronteira entre a história social da escravidão e a Educação (MONTEIRA; PENNA, 2011), desejo contribuir na construção de outras memórias e identidades negras na educação básica. Para tal, proponho uma metodologia de trabalho que valoriza o uso de fontes históricas que oportunizam conhecer as muitas histórias da população negra feminina no Rio de Janeiro oitocentista. Lançando mão de anúncios de fuga do periódico Diário do Rio de Janeiro (1830 a 1832), a pesquisa propõe a construção de materiais pedagógicos que contribuam para a luta antirracista na Educação, fortalecendo assim o trabalho com a Lei nº 10.639/03. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, mulheres negras, escravidão, agência, fontes históricas | pt_BR |
Título: dc.title | Josefa Moçambique, Clara Rebolo, Joaquina de Nação e Quitandeira Monjolo: novas narrativas para o ensino de história da escravidão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
VersãoFinal-Dissertação-Evelyn-ProfHist (1).pdf | 3.79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433664/2/VersãoFinal-Dissertação-Evelyn-ProfHist (1).pdfDownload | |
Catálogo (1).pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433664/3/Catálogo (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons