CARTAS DE MAREAR: PERCURSOS PARA UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA EM MATEMÁTICA E ARTE

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVAZ, Cristina Lúcia Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorNERI JUNIOR, Edilson dos Passos-
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, HELENA DO SOCORRO CAMPOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-26T13:22:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-26T13:22:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-06-
identificador: dc.identifier.otherCARTAS DE MAREAR PERCURSOS PARA UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA EM MATEMÁTICA E ARTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433663-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de um Guia no formato e-book denominado "Cartas de Marear: Percursos para uma Aprendizagem Criativa em Matemática e Arte" que se configura como um Guia de Aprendizagem do minicurso ofertado na II Escola de Estudos Avançados sobre Pesquisa em Cultura, História e Educação Matemática ocorrido na Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2019 que objetivou estimular a reflexão, a experimentação e a criação, promovendo a educação do olhar e a ampliação da visão de mundo dos participantes. A proposta foi inspirada em tendências metodológicas inovadoras como a metodologia STEAM e na cultura Maker. Cartas de marear são desenhos das intersecções que pretendemos construir, criar e mapear. Cada Carta refere-se a uma malha com seus rios, territórios e paisagens que conectam e relacionam a Matemática e a Arte. O Guia é composto de três Cartas: Carta Princípios Inspiradores, Carta Exercícios do Olhar e Carta Inspiração. A Carta Princípios Inspiradores é o território da Aprendizagem Criativa em Matemática e Arte. É formada por três rotas: Trilha da Aprendizagem Criativa, Trilha Cartemática e Trilha Experiência interdisciplinar. Na Trilha da Aprendizagem Criativa, inspirados nas concepções de criatividade de Winnicot (VAZ e ROCHA, 2018), da artista Fayga Ostrower (1920-2001) e no significado de aprendizagem defendido por Paulo Freire (1996, 1997, 2011) abordando a Aprendizagem Criativa como uma prática interdisciplinar na qual o sujeito criativo é o protagonista e autor da sua própria aprendizagem, é aquele que imprime sua marca pessoal e o seu jeito próprio, sensível e original de (re)criar e que se transformar durante o processo. Na Trilha Cartemática nos apropriamos do conceito de cartografia, pensado pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari para propor um modo de acompanhar percursos, de implicar processos de produção, de perceber as conexões de redes, de possibilitar o acompanhamento de movimentos e a construção de mapas. Processo que busca estabelecer conexões entre os saberes artísticos e matemáticos para o mapeamento de uma aprendizagem que envolve entendermos quem somos, o que pensamos e o modo como nos relacionarmos com o mundo. O termo cunhado para designar este processo foi Cartemática: uma cartografia da aprendizagem. Pela natureza e temporalidade do minicurso, não será possível vivenciarmos o processo da cartografia da aprendizagem. Na Trilha Experiência interdisciplinar, inspirados nas concepção de experiência do pedagogo espanhol Larrosa Bondía (2017) e o significado de interdisciplinaridade defendido por Ivani Fazenda (HAAS, 2011) abordaremos Experiência Interdisciplinar como algo que nos acontece, nos toca, nos afeta e possibilita a construção integrada e colaborativa de conhecimento nos atravessamentos que acontecerão no ensino e aprendizagem em Matemática e Arte. Carta Exercícios do Olhar é o território da educação do olhar, uma educação entendida como resultado de uma leitura sobre o mundo. Esta Carta é composta de uma Trilha, chamada Trilha Triângulo com Arte, pensada para exercitar o “olhar interdisciplinar”, olhar entendido como o exercício do pensar para compreender conceitos ou processos, para exercitar a percepção e estabelecer relações, intersecções e conexões entre a Matemática e a Arte. Nesta Trilha propomos a realização de dois processos: CURAR e FAZER. O processo de CURAR envolve uma curadoria de conteúdos que pode ser entendida como imersão interdisciplinar nos territórios artísticos-matemáticos da Trilha. No caso desta trilha será uma imersão no universo artístico de Hércules Barsotti e nas propriedades geométricas do triângulo. O processo de FAZER envolve a interpretação da imersão interdisciplinar que pode se materializar em vários processos ou produtos criativos, de livre escolha dos participantes do minicurso. A Carta da Inspiração é o território das inspirações, dos cuidados e dos afetos entre os participantes e os professores mediadores do minicurso e é formada por uma trilha inspiradora chamada Caixa de Inspiração. A trilha Caixa de inspiração é o território da complementaridade dos saberes e o terreno intermédio da interdisciplinaridade. Trata-se de uma curadoria de conteúdos capaz de provocar experiências e vivências que possibilitem mudar e ampliar o olhar matemático através da Arte e ampliar o repertório cultural dos participantes. Neste minicurso, os participantes-ministrantes fizeram uma curadoria de conteúdos para os participantes-alunos do minicurso realizadas individualmente. As atividades objetivaram a aplicação dos conceitos e processos discutidos nas Cartas Princípios Inspiradores e Exercícios do Olhar. A Caixa de Inspiração foi materializada na confecção de uma Caixa digital contendo seis atividades, duas em cada uma das seguintes categorias: visitação, criação e inspiração. Nossa proposta é que os participantes realizassem as atividades propostas na Caixa de Inspiração após o término do minicurso. É uma proposta audaciosa e arriscada, mas navegar pelos mares da aprendizagem criativa em Matemática e Arte é sempre perigoso. Exige que o viajante se exponha, se mostre, se desmude de velhas amarras. Por isso, ousamos propor, ousamos experimentar, ousamos inovar. Para acompanharmos a realização das atividades propostas na Caixa de Inspiração criamos um grupo fechado no Facebook para que os participantes possam compartilhar suas vivências. Nas Cartas de marear, as oficinas são espaços importantes e inspiradores. São espaços de aprendizagem inventivas, de estar e fazer juntos. Nas oficinas provocaremos movimentos e encontros buscando encadear processos de ensino-aprendizagem e processos criativos orientados por atividades que relacionam a matemática e a arte, para impulsionar a produção artísticas-matemáticas dos participantes. É um novo formato de minicurso que foge aos padrões tradicionais de forma criativa e inovadora. Os leitores terão nestas páginas uma leitura inspiradora, criativa, inovadora e cheia de possibilidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent148 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Criativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrilhas de Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleCARTAS DE MAREAR: PERCURSOS PARA UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA EM MATEMÁTICA E ARTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) - Mestrado Profissional em Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática e Artept_BR
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