Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VERNIN, Lenna Carolina da Silva Solé | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-25T17:21:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-25T17:21:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Campo de histórias e a batalha pela memória: usos possíveis do Campo de Santana na prática da educação patrimonial | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433645 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho tem como objetivo traçar a trajetória das disputas pela memória da região do Campo de Santana no Centro do Rio de Janeiro. De arrabalde depósito de detritos no século XVIII ao Jardim romântico amputado por Vargas utilizado como passagem e despertador dos temores dos transeuntes contemporâneos, o Campo de Santana mudou inúmeras vezes sua toponímia. No entanto, a memória do carioca jamais incorporou os nomes para além daquele que remete a pequena igreja construída por escravos em devoção à avó de Jesus. Atualmente seu nome oficial é Praça da República, porém muitos visitantes não o reconhecem como tal e seguem perdidos em seu entorno buscando o Campo de Santana. Diante de tal impasse, esta pesquisa, além de analisar as tensões acerca do lugar de memória, as múltiplas camadas de tempo sobrepostas no espaço, tem como proposta um “Jogo de memórias” pedagógico que, trabalhado em conjunto com uma aula de campo, tem como objetivo de promover a apropriação do patrimônio histórico urbano. A partir das memórias prévias confrontadas com o conhecimento histórico são oferecidos subsídios para a formação de uma identidade positivada de agente na construção das histórias da cidade para o estudante do ensino médio, sobretudo os moradores das comunidades vizinhas, em especial o Morro da Providência, tão visceralmente ligado a história republicana. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, espaço urbano, memória, patrimônio, jogo de memórias | pt_BR |
Título: dc.title | Campo de histórias e batalha pela memória: usos possíveis do Campo de Santana na prática da educação patrimonial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Lenna Vernin_Dissertação_Completa.pdf | 6,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433645/2/Lenna Vernin_Dissertação_Completa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons