Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Thiago Cerqueira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-25T13:58:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-25T13:58:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma história do ensino de história do curso normal do Rio de Janeiro:da escola normal da corte à escola normal Carmela Dutra | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação investiga o ensino de História para o curso de formação de professores, modalidade normal, da Escola Normal da Corte até a Escola Normal Carmela Dutra. Através da análise de conteúdo de três manuais de metodologia do ensino de História (dois livros de Jonathas Serrano e um de Dinara Leite) e das provas e exercícios encontrados no Centro de Memória da Educação Brasileira (CMEB), além de notícias vinculadas pela imprensa jornalística da cidade do Rio de Janeiro, foi possível traçar uma trajetória da disciplina nos cursos normais do Rio de Janeiro. O referencial teórico escolhido foi voltado para as seguintes temáticas: código disciplinar (FERNÁNDEZ CUESTA, 1998) e currículo (LOPES, 2011). Essa pesquisa objetiva traçar as peculiaridades referentes à preocupação pedagógica na formação de professores primários em nível secundário, no que se refere ao ensino de Historia.Além disso, também visa colaborar na realidade escolar atual através de oficinas e/ou como material de consulta e apoio em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Curso Normal, Instituto de Educação, Escola Normal Carmela Dutra, Currículo. | pt_BR |
Título: dc.title | Uma história do ensino de história do curso normal do Rio de Janeiro: da escola normal da corte à escola normal Carmela Dutra | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Thiago Cerqueira dos Santos_Dissertação ProfHistória (1).pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433644/2/Thiago Cerqueira dos Santos_Dissertação ProfHistória (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons