Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Elizete Gomes Coelho dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-26T14:13:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-26T14:13:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sentidos de tempo em livros didáticos para o ensino médio (PNLD 2015) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433626 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação investiga processos de construção, mobilização e operação de sentidos de tempo reconhecidos numa coleção didática para o ensino médio do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), edição 2015. O aporte teórico deste estudo é fundamentado pelos conceitos de espaço de experiência e horizonte de expectativa, regime de historicidade, narrativa, marcas da tradição e sinais de alternativa, construídos por Reinhart Koselleck, François Hartog, Paul Ricouer e Cinthia Monteiro de Araujo. O recorte da obra selecionada foi inquirida através da abordagem metodológica de análise de discurso apresentada por Norman Fairclough (2001). Este estudo subsidiou a construção de atividades pedagógicas sobre as reformas urbanas ocorridas no Rio de Janeiro no início do século XX com o propósito não apenas de desenvolver sinais de alternativa reconhecidos na respectiva coleção didática mas também possibilitar a reflexão sobre a construção do conhecimento histórico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Livro Didático. Temporalidade. | pt_BR |
Título: dc.title | Sentidos de tempo em livros didáticos para o ensino médio (PNLD 2015) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação PROFHIST Elizete Santos Versão Final (4).pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433626/2/Dissertação PROFHIST Elizete Santos Versão Final (4).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons