
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Elizete Gomes Coelho dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-26T14:13:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-26T14:13:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Sentidos de tempo em livros didáticos para o ensino médio (PNLD 2015) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433626 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação investiga processos de construção, mobilização e operação de sentidos de tempo reconhecidos numa coleção didática para o ensino médio do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), edição 2015. O aporte teórico deste estudo é fundamentado pelos conceitos de espaço de experiência e horizonte de expectativa, regime de historicidade, narrativa, marcas da tradição e sinais de alternativa, construídos por Reinhart Koselleck, François Hartog, Paul Ricouer e Cinthia Monteiro de Araujo. O recorte da obra selecionada foi inquirida através da abordagem metodológica de análise de discurso apresentada por Norman Fairclough (2001). Este estudo subsidiou a construção de atividades pedagógicas sobre as reformas urbanas ocorridas no Rio de Janeiro no início do século XX com o propósito não apenas de desenvolver sinais de alternativa reconhecidos na respectiva coleção didática mas também possibilitar a reflexão sobre a construção do conhecimento histórico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Livro Didático. Temporalidade. | pt_BR |
| Título: dc.title | Sentidos de tempo em livros didáticos para o ensino médio (PNLD 2015) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação PROFHIST Elizete Santos Versão Final (4).pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433626/2/Dissertação PROFHIST Elizete Santos Versão Final (4).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons