
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CORREA, Rodrigo Antunes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-25T14:23:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-25T14:23:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Memórias e histórias do CIEP 228 Brizolão Darcy Vargas: uma construção coletiva | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433625 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado foi inspirado em uma experiência pedagógica, desenvolvida dentro e fora sala de aula, que utilizou como mote central a aplicação prática da abordagem da História Local no Ensino de História, e colocou alunos do ensino médio na posição de protagonistas da História. As pesquisas dos alunos envolvidos nesta ação educacional resultaram na criação coletiva de um espaço físico nomeado “Centro de Memórias Darcy Vargas”, dedicado à história e às memórias do CIEP 228 Brizolão Darcy Vargas, localizado em Saracuruna, município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Para compor o acervo desse Centro de Memórias foi produzida uma exposição de fotos, comparando o passado e o presente do CIEP 228, um conjunto de textos, que narram a história dessa escola e um documentário com entrevistas realizadas pelos próprios alunos.Além de abranger a história institucional da referida escola, esta pesquisa aborda parte da história dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), explicita as concepções pedagógicas que inspiraram esta modalidade de escola, de autoria de Darcy Ribeiro, e descreve todo o processo de elaboração e construção de um ambiente educacional dedicado ao Ensino de História, que teve como trilho condutor o diálogo entre diferentes tipos de escrita da história: a Micro-história e a História Oral. Após a análise da aplicação desses métodos, este trabalho é finalizado com a apresentação de um guia prático para a construção de centros de memória nos mesmos moldes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | História. Memória. Ensino de História. História Local. Micro-história. História Oral | pt_BR |
| Título: dc.title | Memórias e histórias do CIEP 228 Brizolão Darcy Vargas: uma construção coletiva | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons