GUIA DE ACESSO ESTUDE NO IFRS BG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-
Autor(es): dc.contributor.authorAmbrosini, Tiago Felipe-
Autor(es): dc.contributor.authorEscott, Clarice Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-24T12:59:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-24T12:59:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherGUIA DE ACESSO - ESTUDE NO IFRS BG_Produto_Educacional - Dissertação_MestradoProfEPT_Tiago_Felipe_Ambrosini-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433604-
Resumo: dc.description.abstractA expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação dos Institutos Federais, ampliou significativamente os cursos e vagas ofertadas, o que contrasta, por vezes, com a dificuldade na ocupação dessas vagas e com processos seletivos cada vez mais disputados, excluindo muitas vezes os estudantes pobres, provenientes da escola pública. Percebe-se que existe muita complexidade dos processos seletivos, com editais pouco acessíveis e compreensíveis pelos estudantes, os quais, muitas vezes, não entendem o sistema de ingresso e também pouco compreendem o sistema de reserva de vagas para o ensino público. A fim de que a intencionalidade das políticas públicas de ampliação e democratização do acesso se efetive, é necessário um conjunto de esforços direcionados, no sentido de melhorar a orientação e a compreensão dos candidatos sobre os editais e regramentos que norteiam o processo de ingresso discente. Considerando esse contexto, o produto educacional desenvolvido (Guia de Acesso), material textual e interativo conforme classificação da Área de Ensino da CAPES, foi aplicado no processo seletivo de 2019/1 do campus Bento Gonçalves do IFRS. Partiu-se de um conceito de acesso que engloba o ingresso, a permanência e a qualidade do ensino. A pesquisa demonstrou a necessidade de estratégias de orientação que apresentem a instituição, suas características, sistema de cotas, cursos e modalidades ofertados, estrutura e formas de ingresso. A interpretação dos dados revelou a importância de disponibilizar o Guia de Acesso, em formato digital, de forma permanente, no site da Instituição. A avaliação do produto demonstrou que o Guia apresenta uma orientação mais didática, clara e objetiva, facilitando a compreensão do processo seletivo por parte dos estudantes candidatos, contribuindo para aperfeiçoar a divulgação sobre as modalidades de acesso e de seleção, das opções de curso ofertadas pelo IFRS, além de aumentar o interesse dos estudantes pelo processo seletivo do IFRS. Dessa forma, o Guia cumpre a função de contribuir para a democratização do acesso, qualificando o sistema de ingresso discente, informando sobre as formas de permanência na instituição e sobre o ensino ofertado nos cursos do IFRS campus Bento Gonçalves.-
Tamanho: dc.format.extent3,08 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso Seletivo-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização do Acesso-
Palavras-chave: dc.subjectGuia de Acesso-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMestrado ProfEPT-
Título: dc.titleGUIA DE ACESSO ESTUDE NO IFRS BG-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons