Oficina ReArte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Bruno amaral da-
Autor(es): dc.contributor.authorLEMOS Jr, Wilson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-19T17:36:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-19T17:36:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherProdutoReArtept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433503-
Resumo: dc.description.abstractO presente documento traz a descrição de aplicação de uma oficina artística construída para encerrar o produto educacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT, junto ao seu itinerário de atividades desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica contido no corpo da dissertação. Esta oficina teve o intuito de facilitar a transformação de resíduos sólidos, domiciliares e da construção civil, em peças artísticas, consolidando um processo de práxis por meio de uma produção artística pela linguagem das artes visuais. Como material educacional pertencente à Área de Ensino, tem seu formato e sua aplicação entendidos como uma oficina situada na grande área da atividade de extensão. Foi aplicada aos alunos do curso subsequente em Processos Fotográficos do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba. A aplicação do produto, utilizando-se dos conceitos angariados pela linha de investigação, teve como metas principais: proporcionar aos participantes reflexões pautadas na influência da indústria cultural sobre a subjetividade e as consequências destas interações; oportunizar a experiência com algumas técnicas relativas às artes visuais dando possibilidade ao desenvolvimento dos processos criativos análogos tanto a linguagem da fotografia quanto a construção artística visual; materializar o processo da oficina na construção de um artefato artístico e incentivar a reflexão dos participantes junto ao método de construção por meio de uma produção textual. Para atingir o pressuposto de práxis a oficina foi metodologicamente dividida em três momentos: i) diálogo; ii) vivência das técnicas; iii) construção. Palavras chaves: Arte; Práxis; Trabalho; Pensamento Complexo; Educação Profissional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,42 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectArte; Práxis; Trabalho; Pensamento Complexo; Educação Profissional.pt_BR
Título: dc.titleOficina ReArtept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons