Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Bruno amaral da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEMOS Jr, Wilson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-19T17:36:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-19T17:36:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoReArte | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433503 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente documento traz a descrição de aplicação de uma oficina artística construída para encerrar o produto educacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT, junto ao seu itinerário de atividades desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica contido no corpo da dissertação. Esta oficina teve o intuito de facilitar a transformação de resíduos sólidos, domiciliares e da construção civil, em peças artísticas, consolidando um processo de práxis por meio de uma produção artística pela linguagem das artes visuais. Como material educacional pertencente à Área de Ensino, tem seu formato e sua aplicação entendidos como uma oficina situada na grande área da atividade de extensão. Foi aplicada aos alunos do curso subsequente em Processos Fotográficos do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba. A aplicação do produto, utilizando-se dos conceitos angariados pela linha de investigação, teve como metas principais: proporcionar aos participantes reflexões pautadas na influência da indústria cultural sobre a subjetividade e as consequências destas interações; oportunizar a experiência com algumas técnicas relativas às artes visuais dando possibilidade ao desenvolvimento dos processos criativos análogos tanto a linguagem da fotografia quanto a construção artística visual; materializar o processo da oficina na construção de um artefato artístico e incentivar a reflexão dos participantes junto ao método de construção por meio de uma produção textual. Para atingir o pressuposto de práxis a oficina foi metodologicamente dividida em três momentos: i) diálogo; ii) vivência das técnicas; iii) construção. Palavras chaves: Arte; Práxis; Trabalho; Pensamento Complexo; Educação Profissional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arte; Práxis; Trabalho; Pensamento Complexo; Educação Profissional. | pt_BR |
Título: dc.title | Oficina ReArte | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoReArte.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433503/2/ProdutoReArte.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons