DISCURSOS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DE JOVENS ESTUDANTES NO IFSUL/CAMPUS PELOTAS: RESSONÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE DESCONSTRUÇÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Maria de Fátima da Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-13T01:32:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-13T01:32:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433343-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa discorre sobre a produção de discursos sobre a prevenção do suicídio de jovens estudantes no contexto do IFSul/Campus Pelotas. Justifica-se na necessidade de compreender e experimentar (outras) estratégias de prevenção ao suicídio nesse âmbito. Tem como objetivo geral investigar a produção de discursos e a implementação de (outras) estratégias para a prevenção do suicídio de jovens estudantes no IFSul – Campus Pelotas. Como objetivos específicos, busca: compreender em que cenário discursivo emerge a preocupação com a prevenção do suicídio de jovens estudantes no IFSul/Campus Pelotas; problematizar como vem se produzindo discursos e estratégias de prevenção do suicídio no IFSul/Campus Pelotas; e experimentar a implementação de uma proposta de intervenção, voltada a produzir outros modos de conduzir a prevenção do suicídio no contexto do IFSul/Campus Pelotas, como produto educacional dessa pesquisa. A investigação utilizou como ferramentas analíticas as noções de discurso, poder, verdade e, de forma subjacente, biopolítica, conforme o pensamento de Michel Foucault. A analítica ocorreu em 3 etapas: 1) descrição e análise dos discursos enunciados nas notícias do Portal Institucional do IFSul/Campus Pelotas; 2) busca, nas notícias analisadas na Etapa 1, das principais recorrências discursivas sobre a implementação de estratégias de prevenção do suicídio no IFSul – Campus Pelotas; e 3) elaboração e implementação de uma proposta de intervenção, como produto educacional, voltado à produção de outros modos de conduzir a prevenção do suicídio no IFSul/Campus Pelotas. A analítica empreendida mostrou que o ato de falar sobre a questão foi se produzindo como um discurso emergente no Campus e se articula à implementação de várias estratégias de prevenção, como palestras, rodas de conversa, campanhas e a criação do Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde (NUPPS) no Campus Pelotas. A partir disso, formulou-se uma proposta de intervenção para o NUPPS, voltada à discussão de temas como nascimento, vida, morte e saúde mental com os estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual do IFSul/Campus Pelotas, na disciplina de Biologia. A finalidade do produto foi produzir outras formas de conduzir a prevenção do suicídio de jovens estudantes no espaço pedagógico da EPT, inserindo-se na perspectiva da formação integral dos estudantes, ao trazer o NUPPS para o espaço da sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,63 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrevençãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuicídiopt_BR
Título: dc.titleDISCURSOS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DE JOVENS ESTUDANTES NO IFSUL/CAMPUS PELOTAS: RESSONÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE DESCONSTRUÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação.pdfDissertação/Produto Educacional3,73 MBAdobe PDF/bitstream/capes/433343/2/Dissertação.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons