Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Maria de Fátima da Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-13T01:32:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-13T01:32:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433343 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa discorre sobre a produção de discursos sobre a prevenção do suicídio de jovens estudantes no contexto do IFSul/Campus Pelotas. Justifica-se na necessidade de compreender e experimentar (outras) estratégias de prevenção ao suicídio nesse âmbito. Tem como objetivo geral investigar a produção de discursos e a implementação de (outras) estratégias para a prevenção do suicídio de jovens estudantes no IFSul – Campus Pelotas. Como objetivos específicos, busca: compreender em que cenário discursivo emerge a preocupação com a prevenção do suicídio de jovens estudantes no IFSul/Campus Pelotas; problematizar como vem se produzindo discursos e estratégias de prevenção do suicídio no IFSul/Campus Pelotas; e experimentar a implementação de uma proposta de intervenção, voltada a produzir outros modos de conduzir a prevenção do suicídio no contexto do IFSul/Campus Pelotas, como produto educacional dessa pesquisa. A investigação utilizou como ferramentas analíticas as noções de discurso, poder, verdade e, de forma subjacente, biopolítica, conforme o pensamento de Michel Foucault. A analítica ocorreu em 3 etapas: 1) descrição e análise dos discursos enunciados nas notícias do Portal Institucional do IFSul/Campus Pelotas; 2) busca, nas notícias analisadas na Etapa 1, das principais recorrências discursivas sobre a implementação de estratégias de prevenção do suicídio no IFSul – Campus Pelotas; e 3) elaboração e implementação de uma proposta de intervenção, como produto educacional, voltado à produção de outros modos de conduzir a prevenção do suicídio no IFSul/Campus Pelotas. A analítica empreendida mostrou que o ato de falar sobre a questão foi se produzindo como um discurso emergente no Campus e se articula à implementação de várias estratégias de prevenção, como palestras, rodas de conversa, campanhas e a criação do Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde (NUPPS) no Campus Pelotas. A partir disso, formulou-se uma proposta de intervenção para o NUPPS, voltada à discussão de temas como nascimento, vida, morte e saúde mental com os estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual do IFSul/Campus Pelotas, na disciplina de Biologia. A finalidade do produto foi produzir outras formas de conduzir a prevenção do suicídio de jovens estudantes no espaço pedagógico da EPT, inserindo-se na perspectiva da formação integral dos estudantes, ao trazer o NUPPS para o espaço da sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,63 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Suicídio | pt_BR |
Título: dc.title | DISCURSOS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DE JOVENS ESTUDANTES NO IFSUL/CAMPUS PELOTAS: RESSONÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE DESCONSTRUÇÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | Dissertação/Produto Educacional | 3,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433343/2/Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons