Infográfico da dissertação intitulada “Possibilidades de aprendizagem em artes mediadas pela realidade virtual e outras tecnologias digitais no ensino fundamental” de Rafael Silva da Costa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará - UFPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, Juliardnas Rigamont dos-
Autor(es): dc.contributor.authorVAZ, Cristina Lucia Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, Dionne Cavalcante-
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Marcio Lima do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-12T12:58:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-12T12:58:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-09-
identificador: dc.identifier.otherEtiquetamento do Infográfico da dissertação Possibilidades de aprendizagem em artes mediadas pela RV de Rafael Silva da Costapt_BR
identificador: dc.identifier.otherInfográfico da dissertação Possibilidades de aprendizagem em artes mediadas pela RV de Rafael Silva da Costapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433328-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de um infográfico resultante de uma curadoria de produtos e processos educacionais. Esta curadoria foi uma atividade da Disciplina Oficina Pedagógica, ministrada pelos professores Cristina Vaz, Dionne Monteiro e Márcio Nascimento, ofertada no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NiTAe2) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os principais critérios para realização da curadoria era destacar a contribuição da criatividade e da inovação na concepção do produto e/ou do processo. Além disso, os produtos e/ou processos deveriam abordar características, métodos ou técnicas de tendências educacionais inovadoras, preferencialmente Cultura MAKER, metodologia STEAM e Metodologias Ativas, com enfoque em Tecnologia Assistiva, Gamificação, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Pesquisa e seleção dos produtos e/ou processos educacionais deveriam atender a critérios previamente selecionados, contemplando os referenciais teóricos sobre criatividade e inovação, escolhidos pelo participante, para fundamentar a curadoria. A dissertação “Possibilidades de aprendizagem em artes mediadas pela realidade virtual e outras tecnologias digitais no ensino fundamental” de Rafael Silva da Costa apresenta como produto o aplicativo Modern Art e descreve todo seu processo de construção. Nesse produto/processo tem-se Cultura Maker, metodologia STEAM e Realidade Virtual. Modern Art é um app para apresentação da Semana de Arte Moderna de 1922, seus principais artistas e obras. Sua construção contou com a participação ativa dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent439 KB e 286 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePNGpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectREA criativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSTEAMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Makerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
Título: dc.titleInfográfico da dissertação intitulada “Possibilidades de aprendizagem em artes mediadas pela realidade virtual e outras tecnologias digitais no ensino fundamental” de Rafael Silva da Costapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOficina Pedagógicapt_BR
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