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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | REIS, Juliardnas Rigamont dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VAZ, Cristina Lúcia Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MONTEIRO, Dionne Cavalcante | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Marcio Lima do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-12T12:36:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-12T12:36:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Etiquetamento do Infográfico da dissertação A gamificação como estratégia para o ensino e aprendizagem de anatomia e fisiologia humana | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Infográfico da dissertação A gamificação como estratégia para o ensino e aprendizagem de anatomia e fisiologia humana da autora Caroline Oenning | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433312 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de um infográfico resultante de uma curadoria de produtos e processos educacionais. Esta curadoria foi uma atividade da Disciplina Oficina Pedagógica, ministrada pelos professores Cristina Vaz, Dionne Monteiro e Márcio Nascimento, ofertada no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NiTAe2) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os principais critérios para realização da curadoria era destacar a contribuição da criatividade e da inovação na concepção do produto e/ou do processo. Além disso, os produtos e/ou processos deveriam abordar características, métodos ou técnicas de tendências educacionais inovadoras, preferencialmente Cultura MAKER, metodologia STEAM e Metodologias Ativas, com enfoque em Tecnologia Assistiva, Gamificação, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Pesquisa e seleção dos produtos e/ou processos educacionais deveriam atender a critérios previamente selecionados, contemplando os referenciais teóricos sobre criatividade e inovação, escolhidos pelo participante, para fundamentar a curadoria. A dissertação “A gamificação como estratégia para o ensino e aprendizagem de anatomia e fisiologia humana” da autora Caroline Oenning de Oliveira apresenta como produto o Software BioMais, que aborda característica de metodologia ativa, com enfoque na gamificação. Voltado para alunos da Educação Básica e do Ensino Superior, o software tem como temática a Anatomia e Fisiologia Humana, mais especificamente os sistemas digestório e cardiovascular humano, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Consiste num software de perguntas e respostas, desenvolvido pela professora/autora e por uma equipe de professores de informática. A base de pesquisa dos conteúdos abordados no BioMais foram livros didáticos do ensino médio da Educação Básica; livros clássicos e específicos sobre a temática; artigos científicos e pesquisas on-line. As imagens foram obtidas em bancos de imagens gratuitos da web. Sua validação deu-se após aplicação do software no Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, no Instituto Federal do Paraná, campus Paranavai e na Universidade Estadual do Paraná. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 587 KB e 3.092 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PDF e PNG | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | REA criativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BioMais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anatomia Humana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fisiologia Humana | pt_BR |
Título: dc.title | Infográfico da dissertação intitulada “A gamificação como estratégia para o ensino e aprendizagem de anatomia e fisiologia humana” da autora Caroline Oenning de Oliveira | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Oficina Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Imagens |
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