Ensino de História no Colégio Pedro II: autonomia docente em tempos de precarização?

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Autor(es): dc.contributorUFRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAZEREDO, Tiago Lessa Bastos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-11T17:39:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-11T17:39:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de História no Colégio Pedro II: autonomia docente em tempos de precarização?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433304-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação investiga os impactos sobre a autonomia docente da atual conjuntura de políticas educacionais neotecnicistas do tempo presente. O campo empírico dessa investigação foi os docentes atuantes do departamento de pós-graduação do Colégio Pedro II, e que atuam também em turmas de Educação Básica. Através do método investigativo de aplicação de questionários, analise dos seus dados quantitativos e qualitativos que dialogasse com teorias do Ensino de História, concluiu que as profissionais condições de trabalho desses docentes ainda lhes permitem construir práticas autônomas de ensino. Por outro lado, outras ameaças e desafios ao Ensino de História foram mencionadas e analisadas na perspectiva de serem trabalhadas no produto final dessa dissertação. Seguindo a linha de pesquisa Saberes históricos no espaço escolar essa dissertação também se dedica ao professor de História. Não só contribuindo com reflexões sobre a sua práxis, como também, fortalecendo a sua atuação no campo da História do tempo presente. Visto que ao mesmo tempo em que faz um convite para o estudo da sua função histórica e as circunstâncias da sua atual prática docente, convoca os professores a trabalharem, em sala de aula, com possibilidades de realização da Oficina Caneta da Reescrita que tem o potencial de gerar múltiplas construções e exemplificações de práticas autônomas. A ideia central dessa oficina é inicialmente proporcionar aos alunos a possibilidade de rescreverem os títulos e subtítulos dos seus orientadores curriculares, como por exemplo, o índice do livro didático, de modo que possam modificar sentidos e as autorias dos pontos de vista. Para em seguida, gerar reflexões que busquem o aprendizado de conceitos básicos e fatos que serão trabalhados na próxima unidade curricular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Precarização docente; Colégio Pedro II; Autonomia; Políticas educacionais neotecnicitas; História do tempo presente.pt_BR
Título: dc.titleEnsino de História no Colégio Pedro II: autonomia docente em tempos de precarização?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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