
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | AZEREDO, Tiago Lessa Bastos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-11T17:39:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-11T17:39:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O Ensino de História no Colégio Pedro II: autonomia docente em tempos de precarização? | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433304 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação investiga os impactos sobre a autonomia docente da atual conjuntura de políticas educacionais neotecnicistas do tempo presente. O campo empírico dessa investigação foi os docentes atuantes do departamento de pós-graduação do Colégio Pedro II, e que atuam também em turmas de Educação Básica. Através do método investigativo de aplicação de questionários, analise dos seus dados quantitativos e qualitativos que dialogasse com teorias do Ensino de História, concluiu que as profissionais condições de trabalho desses docentes ainda lhes permitem construir práticas autônomas de ensino. Por outro lado, outras ameaças e desafios ao Ensino de História foram mencionadas e analisadas na perspectiva de serem trabalhadas no produto final dessa dissertação. Seguindo a linha de pesquisa Saberes históricos no espaço escolar essa dissertação também se dedica ao professor de História. Não só contribuindo com reflexões sobre a sua práxis, como também, fortalecendo a sua atuação no campo da História do tempo presente. Visto que ao mesmo tempo em que faz um convite para o estudo da sua função histórica e as circunstâncias da sua atual prática docente, convoca os professores a trabalharem, em sala de aula, com possibilidades de realização da Oficina Caneta da Reescrita que tem o potencial de gerar múltiplas construções e exemplificações de práticas autônomas. A ideia central dessa oficina é inicialmente proporcionar aos alunos a possibilidade de rescreverem os títulos e subtítulos dos seus orientadores curriculares, como por exemplo, o índice do livro didático, de modo que possam modificar sentidos e as autorias dos pontos de vista. Para em seguida, gerar reflexões que busquem o aprendizado de conceitos básicos e fatos que serão trabalhados na próxima unidade curricular. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Precarização docente; Colégio Pedro II; Autonomia; Políticas educacionais neotecnicitas; História do tempo presente. | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de História no Colégio Pedro II: autonomia docente em tempos de precarização? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons