Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri-URCA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JOHNNYS ELIEL TORCATE, JOHNNYS ELIEL | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-09T13:15:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-09T13:15:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433227 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação versa sobre a narrativa literária do cordel no ensino de história. O objetivo desta pesquisa é relacionar a narrativa histórica do cordel ao ensino de história, compreendendo a literatura como um artefato linguístico e um produto cultural da sociedade que a produziu. A referida pesquisa pretende ainda analisar o processo histórico da formação discursiva da literatura de cordel, apresentar e analisar o debate tão recorrente no campo da história sobre a relação da narrativa histórica com a narrativa literária e, por fim, discutir as possibilidades metodológicas da narrativa do cordel no ensino de história. Debates importantes estão presentes nessa pesquisa, a saber: O cordel: entre o popular e o erudito; a narrativa histórica entre a ficção e a realidade. Conceitos-chave também foram amplamente debatidos, por exemplo, “circularidade cultural” (Ginzburg e Bakhtin), “entre-lugar” do discurso (Homi K. Bhabha). O cordel foi problematizado também ao nível enunciativo e compreendido a partir de uma formação discursiva, como delineada por Foucault. Toda a reflexão até aqui descrita teve a finalidade de produzir um conhecimento teórico, mas que implique necessariamente em uma prática no ensino de história. O primeiro capítulo aborda a história da formação da poética do cordel, acompanhada da descrição das mudanças no suporte de veiculação da poesia. No segundo é feita uma reflexão sobre a relação da literatura e da ficção com a narrativa histórica. No terceiro capítulo, tratou-se sobre as condições subjetivas que permeiam todas as etapas da produção conhecimento histórico no ambiente escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,12 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Acrobat Document (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | A NARRATIVA DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433227/2/DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons