A NARRATIVA DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariri-URCApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJOHNNYS ELIEL TORCATE, JOHNNYS ELIEL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-09T13:15:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-09T13:15:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433227-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação versa sobre a narrativa literária do cordel no ensino de história. O objetivo desta pesquisa é relacionar a narrativa histórica do cordel ao ensino de história, compreendendo a literatura como um artefato linguístico e um produto cultural da sociedade que a produziu. A referida pesquisa pretende ainda analisar o processo histórico da formação discursiva da literatura de cordel, apresentar e analisar o debate tão recorrente no campo da história sobre a relação da narrativa histórica com a narrativa literária e, por fim, discutir as possibilidades metodológicas da narrativa do cordel no ensino de história. Debates importantes estão presentes nessa pesquisa, a saber: O cordel: entre o popular e o erudito; a narrativa histórica entre a ficção e a realidade. Conceitos-chave também foram amplamente debatidos, por exemplo, “circularidade cultural” (Ginzburg e Bakhtin), “entre-lugar” do discurso (Homi K. Bhabha). O cordel foi problematizado também ao nível enunciativo e compreendido a partir de uma formação discursiva, como delineada por Foucault. Toda a reflexão até aqui descrita teve a finalidade de produzir um conhecimento teórico, mas que implique necessariamente em uma prática no ensino de história. O primeiro capítulo aborda a história da formação da poética do cordel, acompanhada da descrição das mudanças no suporte de veiculação da poesia. No segundo é feita uma reflexão sobre a relação da literatura e da ficção com a narrativa histórica. No terceiro capítulo, tratou-se sobre as condições subjetivas que permeiam todas as etapas da produção conhecimento histórico no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Acrobat Document (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleA NARRATIVA DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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