O CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO: ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariri-URCApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAntônia Lucivânia da Silva, Antônia Lucivânia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-09T12:10:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-09T12:10:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória - Lucivaniapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433225-
Resumo: dc.description.abstractBuscamos apresentar a dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de História-PROFHISTÓRIA, que tem como centro da discussão o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto no ensino de História partindo das seguintes problemáticas: o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, uma vez tombado como patrimônio cultural, está inserido no ensino de História em escolas públicas da rede municipal de Crato no tempo presente? O que os alunos compreendem sobre Caldeirão? Como se deu seu processo de tombamento? Nesta pesquisa procuramos investigar sobre o processo de tombamento e políticas de memória do Caldeirão, a partir da fonte escrita, documento de tombamento 5º livro/05 FLS 14-RO, e entrevistas com pessoas diretamente ligadas às ações de memórias do Caldeirão, no século XXI como organizadores da romaria do Caldeirão a qual é realizada pela Diocese de Crato e Pastoral da Terra; identificar se o Caldeirão se faz presente nas aulas de História, seja enquanto tema da história local ou como patrimônio cultural e apresentar os resultados e propostas de ações pedagógicas de educação patrimonial no ensino de História. O campo teórico se pautou em Nora (1993) para lidar com as questões da memória e dos lugares de memória e Pollak (1989) para tratar das questões dos silenciamentos e das resistências da memória. Para tratar especificamente do patrimônio cultural nos valemos das contribuições de Fonseca (1997) que trabalha com a trajetória do patrimônio cultural no Brasil, bem como sua compreensão “para além da pedra e cal” (2003) e Velho (2006) para elencar as disputas que envolvem o campo da patrimonialização. Entre outros autores, nos apoiamos em Donner (2012) a qual lida com o conceito de história local. As questões ligadas ao ensino pautado pela metodologia da educação patrimonial recorremos a autores como Demarchi (2016), Horta, Grunberg e Monteiro (1999) e Ramos (2016) que nos possibilitou pensar os objetos no campo da educação patrimonial no ensino de História como algo a ser problematizado e a partir deles acessar às diversas temporalidades, desnaturalizar os objetos patrimoniais numa perspectiva crítica sem, no entanto, deixar de perceber a poética dos objetos. Como metodologia recorremos a produção e análise de fontes como entrevistas e questionários, análise de documentos escritos-processo de tombamento, Plano Estadual de Cultura/Ceará, e leis que regem as políticas de registro e tombamento no Estado do Ceará.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Acrobat Document (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleO CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO: ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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