Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri-URCA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Antônia Lucivânia da Silva, Antônia Lucivânia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-09T12:10:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-09T12:10:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória - Lucivania | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433225 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Buscamos apresentar a dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de História-PROFHISTÓRIA, que tem como centro da discussão o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto no ensino de História partindo das seguintes problemáticas: o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, uma vez tombado como patrimônio cultural, está inserido no ensino de História em escolas públicas da rede municipal de Crato no tempo presente? O que os alunos compreendem sobre Caldeirão? Como se deu seu processo de tombamento? Nesta pesquisa procuramos investigar sobre o processo de tombamento e políticas de memória do Caldeirão, a partir da fonte escrita, documento de tombamento 5º livro/05 FLS 14-RO, e entrevistas com pessoas diretamente ligadas às ações de memórias do Caldeirão, no século XXI como organizadores da romaria do Caldeirão a qual é realizada pela Diocese de Crato e Pastoral da Terra; identificar se o Caldeirão se faz presente nas aulas de História, seja enquanto tema da história local ou como patrimônio cultural e apresentar os resultados e propostas de ações pedagógicas de educação patrimonial no ensino de História. O campo teórico se pautou em Nora (1993) para lidar com as questões da memória e dos lugares de memória e Pollak (1989) para tratar das questões dos silenciamentos e das resistências da memória. Para tratar especificamente do patrimônio cultural nos valemos das contribuições de Fonseca (1997) que trabalha com a trajetória do patrimônio cultural no Brasil, bem como sua compreensão “para além da pedra e cal” (2003) e Velho (2006) para elencar as disputas que envolvem o campo da patrimonialização. Entre outros autores, nos apoiamos em Donner (2012) a qual lida com o conceito de história local. As questões ligadas ao ensino pautado pela metodologia da educação patrimonial recorremos a autores como Demarchi (2016), Horta, Grunberg e Monteiro (1999) e Ramos (2016) que nos possibilitou pensar os objetos no campo da educação patrimonial no ensino de História como algo a ser problematizado e a partir deles acessar às diversas temporalidades, desnaturalizar os objetos patrimoniais numa perspectiva crítica sem, no entanto, deixar de perceber a poética dos objetos. Como metodologia recorremos a produção e análise de fontes como entrevistas e questionários, análise de documentos escritos-processo de tombamento, Plano Estadual de Cultura/Ceará, e leis que regem as políticas de registro e tombamento no Estado do Ceará. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,12 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Acrobat Document (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | O CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO: ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO PROFHISTÓRIA-LUCIVANIA.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433225/2/DISSERTAÇÃO PROFHISTÓRIA-LUCIVANIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons