Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri-URCA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Edson Xavier Ferreira, Edson Xavier | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-09T11:57:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-09T11:57:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação imprimir | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433224 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho cumpre o objetivo de analisar a forma como os livros didáticos de História do Ensino Médio vão tratar as revoluções e como se dá seu diálogo ou embate com a concepção marxiana de revolução. Para tanto, recorri a investigação teórico-histórica nos escritos de Karl Marx entre 1844 e 1871, delimitado em capítulos nos quais estariam substantificadas questões nodais sobre o tema em seu desenvolvimento. Em um segundo momento, analisei como o Ensino de História se relaciona com a ideia de revolução, notadamente a ideia de revolução de Karl Marx, propiciando ou não a veiculação das concepções de História e práxis política ligadas a essa concepção. De forma complementar, foi também produzido uma coleção de histórias em quadrinhos diretamente relacionadas ao tema, com o intuito de proporcionar uma possível utilização, como material didático, para auxiliar no debate sobre o conceito de revolução em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,00 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Acrobat Document (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Revolução | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Marxismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | CONVERSAS EM TORNO DE UMA MESA: AS IDEIAS DE REVOLUÇÃO EM MARX E NO LIVRO DIDÁTICO E SUAS REPERCUSSÕES NO ENSINO BÁSICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao Imprimir (1).pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433224/2/Dissertacao Imprimir (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons