ENSINO DE HISTÓRIA E PASSADOS SENSÍVEIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DA ARGENTINA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariri-URCApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorELLEN NATUCHA PEDROZA BEZERRA, ELLEN NATUCHA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-08T13:09:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-08T13:09:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação do Mestrado ProfHistoria - Natucha Pedrozapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433204-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação analisa as narrativas da ditadura militar em livros didáticos do Brasil e da Argentina, da última etapa do ensino escolar, com vistas a explicar as tensões e disputas em torno da memória e do esquecimento. Trata-se de um estudo comparativo dos textos escolares produzidos nesses dois países acerca do período ditatorial que optamos por chamá-lo de passado sensível, já que foi um período marcado por violência, censura, prisões, torturas, desaparecimentos e mortes. Um passado sensível e emblemático que deixou fissuras e traumas nessas sociedades, ultrapassando gerações. Dessa forma, investigamos a problemática da memória e do esquecimento no Brasil e na Argentina, refletindo o impacto para a construção das narrativas da História e memória das ditaduras nos conteúdos escolares. Nessa empreitada, identificamos quais sujeitos são selecionados pelos autores dos livros didáticos adotados nos dois países, percebendo diferenças e semelhanças nas construções de suas narrativas. Selecionamos, para tanto, livros didáticos publicados na última década, especificamente entre o ano de 2008 a 2018 e, no caso do Brasil, livros aprovados no último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2018). Também nos empenhamos na construção de um blog educativo destinado aos alunos e professores do ensino médio, refletindo sobre a problemática da memória e do esquecimento no Brasil e na Argentina, apresentando elementos importantes da pesquisa. Configuram-se assim alguns argumentos centrais desse trabalho: tanto a História como a memória são áreas de disputas que envolvem um duelo constante entre o que é lembrado e esquecido, a partir dos interesses do tempo presente que direciona o passado; os processos de transições ditadura - democracia influenciam decisivamente para a produção de leis, elaboração de livros didáticos e formas de operar com a memória e a História; a relação entre produção historiográfica e memória é significativa na dimensão escolar; as novas mídias de informações podem contribuir para promover uma aproximação entre memória e história, elaboração acadêmica e escolar, rompendo certas distâncias desses lugares de produção do saber.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,00 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Acrobat Document (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E PASSADOS SENSÍVEIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DA ARGENTINApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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