Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Mayara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vaz, Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-12T21:09:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-12T21:09:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | guiacomQR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433193 | - |
Resumo: dc.description.abstract | “GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO TECLADO EM 4 ETAPAS” produto construído no decorrer da Disciplina Oficina Pedagógica ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará – UFPA. O referido guia consta de todo o processo de construção, em quatro passos, de um teclado adaptado com impressora 3D para pessoas com baixa visão, quais sejam: Imersão teórica sobre o conceito de Impressora 3D e acessibilidade instrumental; Processo de curadoria em sites que disponibilizam modelos 3D prontos para impressão; descrição do processo de Modelagem por meio do Aplicativo online Thinkercad e Fatiamento dos modelos 3D. O resultado desse processo, construído paulatinamente com apresentações prévias e reformulações, foi apresentado em formato de resumo expandido no “II Workshop em Criatividade, Inovação e Inteligência Artificial- CR3IAR, por meio de resumo expandido | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Guia Criativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Criar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teclado adaptado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Baixa Visão | pt_BR |
Título: dc.title | : “GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO TECLADO EM 4 ETAPAS” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Oficina Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
guiacomQR.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433193/2/guiacomQR.pdfDownload | |
apresentaçãoCRIAR.pptx | 6,5 MB | Microsoft Powerpoint XML | /bitstream/capes/433193/3/apresentaçãoCRIAR.pptxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons