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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri-URCA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | EDIVÂNIA FERREIRA AGOSTINHO, EDIVÂNIA FERREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-09T13:49:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-09T13:49:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Edivania | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433185 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As políticas educacionais surgidas no contexto da redemocratização brasileira, isto é, após 1985, buscaram incorporar, em maior ou menor grau, a questão da diversidade étnico-racial do Brasil. Logo num primeiro momento, mais precisamente, na década de 1990, se assistiu a aprovação das chamadas políticas educacionais universalistas, ou seja, que apesar de não estabelecer diretamente a obrigatoriedade da abordagem dos diferentes grupos étnico-raciais no ensino brasileiro, demonstra, de forma tímida, uma preocupação com o multiculturalismo característico do país. Posteriormente, graças à atuação dos movimentos sociais negro, indígena e indigenista foram estabelecidas as políticas educacionais de cunho específico. Mais precisamente na primeira década do século XXI foram aprovadas as leis 10.639/2003, 11.645/2008 e todo um corpo jurídico que as normatizaram. Por meio dessa legislação foi estabelecida a obrigatoriedade da inserção da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena em todo o currículo escolar da Educação Básica, em especial, no ensino de História, e juntamente com ela foi oficializado o projeto educacional para as relações étnico-raciais com vistas na construção de uma sociedade antirracista. Este trabalho se propôs a analisar essas políticas educacionais e por meio delas problematizar a relação entre ensino de História, Educação e antirracismo no Brasil, buscando assinalar a premente necessidade da utilização da Educação e do Ensino de História como instrumentos de valorização da população negra e indígena brasileira, assim como da construção de uma sociedade mais justa, plural e igualitária. Por outro lado, a morosidade na efetivação dessas leis e, consequentemente, a não consolidação desse projeto de educação antirracista, nos levou a constatar que a população afroindígena permanece sendo alijada de direitos básicos, como o da preservação e da valorização de suas histórias e memórias. Na tentativa de contribuir com a efetivação dessas leis e com a consolidação desse projeto educacional, buscou-se também oferecer sugestões de possibilidades didático-pedagógicas para a inserção dessa temática nas aulas de história do ensino médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,12 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Acrobat Document (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | “DOS FILHOS DESTE SOLO, ÉS MÃE GENTIL?”: EDUCAÇÃO E AFRO-INDÍGENAS NA “REFORMA” DO ESTADO BRASILEIRO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Edivania.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433185/2/Dissertação Edivania.pdfDownload |
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