Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri-URCA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | WESLEY DA SILVA SOUZA, WESLEY DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-09T13:36:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-09T13:36:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Wesley da Silva Souza | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433184 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo contribuiu para uma analise de material didático em uma perspectiva histórica e também para uma abordagem sobre Gênero (as relações do gênero masculino e seu lugar nos livros didáticos de história, como se apresentam no tempo presente). A questão central se constituiu em saber como os livros didáticos de História do ensino médio, do ano de 2015 representam o masculino? O objetivo geral é: analisar como o masculino é representado no livro didático de História do ensino médio, no ano de 2015 e como específicos: apresentar o debate sobre gênero, analisar a produção historiográfica sobre livro didático; Analisar a conceituação do masculino no livro didático de História de 2015; Levantar questionamentos sobre as possibilidades de um livro Didático de História feminista; A pesquisa de base qualitativa se guiou na hermenêutica gademeriana. Nosso método se norteou em uma investigação dos textos e das imagens à procura das representações masculinas que os livros escolares trazem do período da História do Brasil que vai desde ―descobrimento‖ á independência em 1822. Vale lembrar que a ideia de representação nos é bastante cara e devemos a Chartier (1988) a sua popularização no campo da História. Trabalhamos com fontes primárias (livros didáticos e sites) e o olhar perquiridor interrogativo frente ao documento. Buscamos sempre as evidências, as migalhas, os rastros que os seres humanos deixam no tempo, mesmo que este tempo seja o presente. Nosso trabalho manteve um diálogo constante com o feminismo e a Teoria Queer. Como resultado percebemos ainda a centralidade do sujeito homem nos manuais investigados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,91 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Acrobat Document (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Masculino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | O “ALFA” DA HISTÓRIA (?): UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO MASCULINA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Wesley da Silva Souza.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433184/2/Wesley da Silva Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons