O “ALFA” DA HISTÓRIA (?): UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO MASCULINA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariri-URCApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWESLEY DA SILVA SOUZA, WESLEY DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-09T13:36:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-09T13:36:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-
identificador: dc.identifier.otherWesley da Silva Souzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433184-
Resumo: dc.description.abstractO estudo contribuiu para uma analise de material didático em uma perspectiva histórica e também para uma abordagem sobre Gênero (as relações do gênero masculino e seu lugar nos livros didáticos de história, como se apresentam no tempo presente). A questão central se constituiu em saber como os livros didáticos de História do ensino médio, do ano de 2015 representam o masculino? O objetivo geral é: analisar como o masculino é representado no livro didático de História do ensino médio, no ano de 2015 e como específicos: apresentar o debate sobre gênero, analisar a produção historiográfica sobre livro didático; Analisar a conceituação do masculino no livro didático de História de 2015; Levantar questionamentos sobre as possibilidades de um livro Didático de História feminista; A pesquisa de base qualitativa se guiou na hermenêutica gademeriana. Nosso método se norteou em uma investigação dos textos e das imagens à procura das representações masculinas que os livros escolares trazem do período da História do Brasil que vai desde ―descobrimento‖ á independência em 1822. Vale lembrar que a ideia de representação nos é bastante cara e devemos a Chartier (1988) a sua popularização no campo da História. Trabalhamos com fontes primárias (livros didáticos e sites) e o olhar perquiridor interrogativo frente ao documento. Buscamos sempre as evidências, as migalhas, os rastros que os seres humanos deixam no tempo, mesmo que este tempo seja o presente. Nosso trabalho manteve um diálogo constante com o feminismo e a Teoria Queer. Como resultado percebemos ainda a centralidade do sujeito homem nos manuais investigados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,91 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Acrobat Document (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMasculinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Título: dc.titleO “ALFA” DA HISTÓRIA (?): UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO MASCULINA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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